O PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO:
FORMAÇÃO ACADÊMICA, ATUAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL A
PARTIR DOS CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Educação Superior. Cursos de agrárias. Desenvolvimento Rural Sustentável.
Oeste do Estado do Pará. Brasil.
A formação profissional é um assunto cuja discussão deve ser recorrente e necessária às
diversas áreas da educação superior. Direcionando a abordagem às Ciências Agrárias, na
região Amazônica, percebe-se a necessidade de explorar melhor o assunto, em termos de
atuação, perfil e desafios socioambientais. Chama-se atenção para Amazônia em função dos
impactos ambientais, os quais desnudam uma série de problemas de ordem política, social e
econômica. Portanto, falar no processo formativo para atendimento à região é pensar em
práticas que gerem transformações sociais em prol da preservação da biodiversidade e do
equilíbrio das cadeias produtivas. Diante dessa observação, tomou-se como necessária a
realização de uma pesquisa para analisar a formação do profissional em ciências agrárias a
partir da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Aplicar-se-á a pesquisa descritiva
com abordagem quali-quantitativa, cujos dados serão coletados através de pesquisa
bibliográfica, documental e questionário semiestruturado. Os resultados quantitativos serão
organizados no programa Excel®, utilizando-se a estatística descritiva; enquanto que os
qualitativos (estruturas textuais) serão interpretados com base na Análise de conteúdo. Com
esse arcabouço, pretende-se tornar a pesquisa um documento norteador sobre os aspectos da
formação em ciências agrárias na Amazônia, com evidências das estratégias de cada segmento
constituidor dos cursos de Agronomia e Zootecnia; a estruturação dos perfis profissionais, e o
enforque às questões do regionalismo, agronegócio e sustentabilidade.