Banca de DEFESA: DARLEM NIKERLLY AMARAL PAIVA

DISCENTE : DARLEM NIKERLLY AMARAL PAIVA
DATA : 21/12/2020
LOCAL: APRESENTAÇÃO REMOTA

DISCRIMINAÇÃO DE ESPÉCIES DE SAMAMBAIAS NEOTROPICAIS (POLYPODIACEAE): UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA.

discriminação de espécies botânicas; FT-NIR; morfometria; samambaias neotropicais; taxonomia integrativa.

A combinação de técnicas capazes de discriminar espécies de plantas de difícil circunscrição é essencial para a compreensão da biodiversidade. O gênero Microgramma C.Presl (Polypodiaceae), por exemplo, devido à grande complexidade de formas associada à ampla área de ocorrência, torna-se um grupo altamente sugestivo à investigação taxonômica. Assim, temos por objetivo propor processos de discriminação em espécies de samambaias neotropicais por meio de ferramentas integrativas de grande interesse no campo cientifico taxonômico. Utilizamos a espectroscopia no infravermelho próximo (FT-NIR) em 13 espécies (M. baldwinii, M. crispata, M. dictyophylla, M. geminata, M. lindbergii, M. lycopodioides, M. megalophylla, M. percussa, M. persicariifolia, M. reptans, M. squamulosa, M. thurnii, e M. vacciniifolia) e análises morfométricas em quatro espécies (M. crispata, M. geminata, M. mauritiana e M. vacciniifolia). Estes são métodos importantes para a discriminação de espécies botânicas em associação com análises multivariadas, como Análise Discriminante, validações cruzadas, Análise Discriminante Canônica (CDA) e Análise de Cluster (CA). Com base em análises multivariadas, a técnica morfométrica suportou a existência de todos os táxons previamente reconhecidos, bem como a Espectroscopia no Infravermelho Próximo (FT-NIR), com a qual recuperamos mais de 95% da previsão correta. Ambas as técnicas aplicadas demonstraram um alto potencial de discriminação entre as espécies propostas, demonstrando que o uso de diferentes abordagens pode favorecer uma maior confiabilidade na delimitação entre grupos controversos.

Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS DE GASPER
Externa à Instituição - BÁRBARA SIMÕES SANTOS LEAL - UNICAMP