Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA FERREIRA ABECASSIS

DISCENTE : ROBERTA FERREIRA ABECASSIS
DATA : 05/08/2022
LOCAL: Google Meet

ECOLOGIA REPRODUTIVA DO ANFISBÊNIO AMAZÔNICO Amphisbaena brasiliana (GRAY, 1865) (SQUAMATA, AMPHISBAENIDAE)

Amazônia; Amphisbaenia; ciclo reprodutivo.

No presente estudo, são apresentados dados sobre a ecologia reprodutiva e dimorfismo sexual do anfisbênio amazônico Amphisbaena brasiliana na região de Santarém, Pará. Adicionalmente, o tamanho em que atingem a maturidade sexual. Foram acessados e analisados 116 espécimes da Coleção Herpetológica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA–H) e 27 da coleção da Linha de Pesquisa em Herpetologia da Amazônia (LPHA) da Universidade da Amazônia (UNAMA). A análise de dimorfismo sexual em Amphisbaena brasiliana apresentou fêmeas com maiores comprimentos rostro-cloacais que machos (p<0,05). Machos com CRC ≥ 241,98 mm e fêmeas com CRC ≥ 267,93 mm foram considerados adultos. Para machos, um volume ajustado dos testículos com um padrão de distribuição sazonal, com valores elevados registrados nos meses de agosto, setembro, novembro e dezembro, coincidindo com os maiores valores de diâmetros dos ductos deferentes, registrados no período com baixa precipitação na região. Não houve registros de ovos para fêmeas de Amphisbaena brasiliana, no entanto, a presença de folículo secundário em abril, com tamanho muito menor do que o observado em dezembro, pode ser interpretado que esse atingiria seu pico de desenvolvimento no início do período de baixa precipitação, coincidindo com os resultados encontrados para machos da espécie. Nossos resultados para Amphisbaena brasiliana sugerem que seu ciclo pode ser influenciado pela precipitação da região, o que pode ser considerada uma estratégia para sua permanência local.

Externa à Instituição - LIVIA CRISTINA DOS SANTOS
Interno - 2392281 - SAMUEL CAMPOS GOMIDES