Banca de DEFESA: ANDRÉA COELI GOMES DE LUCENA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉA COELI GOMES DE LUCENA COSTA
DATA : 19/12/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

FATORES QUE INFLUENCIAM O ATROPELAMENTO DE FAUNA EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Atropelamentos de vertebrados selvagens. Ecologia de estradas. Hotspots. Variação espacial de atropelamentos. Variação temporal dos atropelamentos.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

A morte por atropelamento em vertebrados constitui um importante impacto em áreas naturais. Apesar disso, dados sobre esse tema no domínio amazônico ainda são escassos, sobretudo dentro de áreas protegidas. Neste estudo, nós analisamos os dados de dois anos de monitoramento de anfíbios, répteis, mamíferos e aves atropelados em cinco tipos de vias de tráfego em uma unidade de conservação na Amazônia brasileira. Nós testamos quais foram as classes de vertebrados mais atingidas, as guildas alimentares mais propensas à mortalidade, a influência da sazonalidade e o padrão espacial dos atropelamentos. Na área estudada foram registrados 2.795 atropelamentos, sendo os anfíbios os mais atingidos. A maior parte dos atropelamentos ocorreram durante a estação chuvosa. Corrigindo os dados de atropelamento através do uso dos dados de eficiência do observador e do tempo de permanência da carcaça, concluímos que as taxas de mortalidade podem estar subestimadas em até 40 vezes quando comparadas aos dados brutos. Não houve diferença significativa entre as guildas alimentares quanto às fatalidades e, a pluviometria e temperatura teve efeito positivo nos atropelamentos de todas as classes de vertebrados. O padrão espacial de atropelamentos variou entre os tipos de vias de tráfego e a classe dos vertebrados. Os resultados apontam que os anfíbios são os mais impactados por atropelamentos, embora sejam negligenciados em muitos monitoramentos de vias de tráfego. As medidas mitigatórias para esse tipo de impacto deve levar em consideração épocas onde ocorre maior número de mortes, uma vez que a pluviometria e a temperatura influenciam esse tipo de acidente. Da mesma forma, diferentes classes de vertebrados têm padrão de concentração dos impactos diferenciado ao longo das vias de tráfego, o que torna o planejamento mitigatório mais complexo. Portanto, o planejamento para diminuir as mortes de vertebrados por atropelamentos deve levar em consideração a particularidade
de cada táxon. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LARISSA OLIVEIRA GONÇALVES
Interno - 1782412 - ALFREDO PEDROSO DOS SANTOS JUNIOR
Externa à Instituição - CLARISSA ALVES DA ROSA
Interno - 1738813 - RODRIGO FERREIRA FADINI
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 17:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa