Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE PARENTE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACQUELINE PARENTE DE SOUSA
DATA : 25/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Miniauditório Alter do Chão (BMT1- Sala 212)
TÍTULO:

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E INIBIÇÃO ENZIMÁTICA IN VITRO DO RESÍDUO INDUSTRIAL DE ANDIROBA (Carapa guianensis aubl) E DAS SEMENTES DE CUMARU (Dipteryx odorata).


PALAVRAS-CHAVES:

Enzimas digestivas, Diabetes, Andiroba e Cumaru.

 


PÁGINAS: 52
RESUMO:

A Diabetes mellitus (DM) é uma desordem crônica causada pela falta de produção de insulina pelas células beta (β)-pancreáticas ou pelo defeito nos receptores de insulina nas células-alvo, resultando em doença metabólica. Existem dois tipos gerais de diabete mellitus: o tipo 1, ocasionado pela ausência de secreção de insulina, e o tipo 2, marcado pela resistência insulínica. Dessa forma, a bioprospecção para alternativas terapêuticas, sobretudo de origem vegetal, é uma estratégia promissora para a descoberta de novos fármacos. Dentre as plantas medicinais de uso na Amazônia está andiroba (Carapa guianenses Aubl), estudos relatam seu uso popular para tratamento de febre e reumatismo, efeitos antialérgicos, analgésicos, quimioterápicos e anti-inflamatórios. Outra planta muito utilizada na medicina tradicional é a Dipteryx odorata, conhecida como cumaru, que possui efeitos antioxidante, anti-inflamatório e inibidor enzimático. O objetivo do trabalho é avaliar o potencial antioxidante, a capacidade inibitória frente às enzimas α-glicosidase e lipase e determinar o conteúdo de fenóis e flavonoides totais do óleo resina de andiroba e óleo da semente de cumaru em modelos experimentais in vitro. O resíduo industrial de andiroba foi obtido na amazonOIL, e as sementes de cumaru foram obtidas pela fazenda da EMATER localizada no Mojuí dos Campos. O óleo das sementes de cumaru será realizado através de extração hidroalcoólica por método de Soxhlet, a extração será desenvolvida com duração de 48 horas interruptas, até o esgotamento da amostra. Para realização dos testes, ambos serão (1mg/ml) em dimetilsulfóxido 2%. A atividade antioxidante será determinada mediante a avaliação da capacidade de sequestro dos radicais DPPH• (1,1-difenil-2-picril-hidrazila) e ABTS•+ [ácido 2,2'-azino-bis (3- etilbenzotiazolina-6-sulfônico). Para avaliação da inibição enzimática, serão utilizados métodos fotocolorimétricos baseados na liberação de ρ-nitrofenol. O conteúdo de fenóis totais será determinado pelo método de Folin-Ciocalteu e o teor de flavonoides totais será avaliado a partir da reação com cloreto de alumínio 10 % e acetato de potássio 1,0 M. Todos os ensaios serão realizados em triplicata.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1834385 - WALDINEY PIRES MORAES
Interna - 3304272 - RAYANNE ROCHA PEREIRA
Externo ao Programa - 3390915 - ANDREI SILVA FREITAS - UFOPA
Notícia cadastrada em: 10/04/2024 12:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa