Banca de DEFESA: NEYLANE LOBATO DOS SANTOS

DISCENTE : NEYLANE LOBATO DOS SANTOS
DATA : 08/10/2019
LOCAL: Sala do PROFMAT

Sala de aula invertida: Um experimento no ensino de matemática

Sala de Aula Invertida. Ensino de Matemática. TDIC. Google Classroom.

O objetivo desta pesquisa foi investigar a utilização da abordagem pedagógica Sala de Aula Invertida no ensino de Matemática, com apoio de tecnologia, em uma escola estadual da rede pública e analisar as potencialidades da mesma. Para tanto, utilizamos uma linha de pesquisa participante de cunho qualitativo, adotando o modelo de Sala de Aula Invertida, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que tiveram acesso prévio do conteúdo de Trigonometria em forma de videoaulas, por meio da ferramenta educacional Google Classroom. Nos apoiamos em autores como Sams e Bergmann (2017), Moran (2018), Valente (2018) e Borba (2016). Os principais resultados apontaram que a abordagem proporcionou uma maior flexibilização do tempo na sala de aula com o uso das TDIC, um ambiente presencial colaborativo e interativo, propiciando maior atenção por parte do professor aos alunos que mais precisavam de auxilio, a mudança de comportamento dos alunos, desenvolvimento da independência deles em relação ao professor, engajamento na abordagem dos conteúdos de Matemática e o desenvolvimento de seu potencial, bem como a superação de dificuldades com o conteúdo.

Presidente - 1700287 - RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
Interno - 1890858 - LENILSON MOREIRA ARAUJO