Banca de DEFESA: JOELSON MAGNO DIAS

DISCENTE : JOELSON MAGNO DIAS
DATA : 13/12/2019
LOCAL: ICED PROFMAT

METODOLOGIAS ATIVAS: O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA

Sala de aula invertida. Metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Pesquisar, produzir e executar práticas pedagógicas para transformar os espaços de aprendizagem, quer dentro das escolas ou fora delas é um papel que os docentes de matemática devem assumir diante de uma crise que persiste em nosso sistema de ensino. A dureza do ensino tradicional, que consiste no professor sendo o transmissor do conhecimento, avaliando todos da mesma maneira, contrasta com tantas possibilidades advindas dos avanços tecnológicos no qual estamos inseridos. Nessa perspectiva de transformação pessoal, desenvolvemos três sequências de atividades didáticas envolvendo os conteúdos: revisão de radiciação; funções e equações exponenciais; definição de logaritmo e suas consequências; e um projeto construído, executado e apresentado na Jornada Científica da escola. Usando como pilar a metodologia ativa de aprendizagem denominada Sala de Aula Invertida. Os estudos e reflexões sobre nossos métodos tradicionais de compreender os processos avaliativos foram de fundamental importância no desenvolvimento da autoavaliação, não apenas por parte do aluno, mas também pelo docente. A análise de modelos matemáticos, as discussões dentro dos grupos de estudo e na turma proporcionaram a confiança na capacidade de produção individual dos discentes. O uso do Google sala de aula e WhatsApp, foram fundamentais para organização dos estudos e na construção do projeto apresentado na III Jornada Científica da Escola. Os feedbacks fornecidos pelos alunos nos momentos de estudo e através do questionário de avaliação das atividades desenvolvidas nos dão a convicção dos efeitos positivos da SAI.

Presidente - 1656157 - SEBASTIAN MANCUSO
Interno - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO