Banca de DEFESA: JOSÉ ROCHA NETO

DISCENTE : JOSÉ ROCHA NETO
DATA : 16/12/2021
LOCAL: AMBIENTE REMOTO

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF PROFª RAIMUNDA CABRAL SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA

Conhecimentos Prévios. Sistema de Numeração Decimal e as Quatro Operações.

O ensino da matemática tem apresentado ao longo dos anos alguns problemas de coerência, de empatia, de compreensão, de aplicabilidade, dentre outros, tornando-se alvo de discussões, de pesquisas, de intervenções e de proposições no sentido de tentar solucionar tais problemas. Nesse sentido, uma das possibilidades de estudo e intervenção quanto ao trabalho com a matemática na educação formal é conhecer os conhecimentos prévios dos alunos antes de iniciar as atividades específicas de determinado ano/série para se ter um parâmetro de como se está recebendo o aluno e, assim, poder planejar ações mais significativas que atendam às suas reais necessidades.  Neste contexto, este trabalho buscou realizar uma sondagem sobre os conhecimentos prévios do Sistema de Numeração Decimal e das quatro operações fundamentais da aritmética, no intuito de identificar os principais problemas relacionados a compreensão dos assuntos e assim planejar ações para o processo de ensino visando assim alcançar resultados mais significativos que possibilitem a melhora do processo aprendizagem da matemática. Dessa forma, iniciou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com alunos de 6º ano em uma escola pública do município de Vitória do Xingu-PA. Para isso, foi feita um estudo sobre os dados obtidos por meio de questões aplicadas, destacando não só a análise das resoluções como também as dificuldades encontradas nesse processo, de modo em que buscou-se especificamente conhecer, descrever e analisar esses conhecimentos prévios, almejando ter um parâmetro de como os estudantes estão saindo do 5º ano e entrando no 6º ano do ensino fundamental,  considerando as diferenças entre os dois níveis de ensino. Assim, detectou-se em linhas gerais que os estudantes demostraram diversas dificuldades na compreensão e utilização do tema em estudo em consequência de diversos fatores, principalmente por desconhecerem elementos fundamentais, relacionados a este saber, o que requer uma intervenção que perpassa pelo diagnóstico, formação de professores e pela aplicabilidade desses saberes por meio de metodologias inovadoras e uso de materiais concretos.

Presidente - 1335625 - CLAUDIR OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA