Leitura e formação: um estudo sobre o impacto na formação de jovens a partir da participação na coordenação de um clube de leitura de Santarém
Clube de Leitura; leitura; formação;
Tendo em vista o discurso comum e pouco refletido sobre a leitura como um bem em si, que promove a ideia de que a leitura de todo e qualquer livro é bem-vinda, o espaço no qual realizaremos a pesquisa, o clube de leitura LIV: ler viver e interagir, pertencente ao grupo de estudos Lelit/UFOPA, por apresentar uma proposta divergente a essa concepção e que na contra mão da ideia de leitura como ato essencialmente solitário, cria um espaço em que são discutidas obras literárias de maneira frequente e compartilhada. A presente pesquisa busca investigar se, e como, as atividades desenvolvidas nesse clube de leitura contribuem na formação integral de sua equipe coordenadora. Assim, ao assumir o papel de investigador e, ao mesmo tempo, de participante da equipe coordenadora, busco através do levantamento bibliográfico sobre clube de leitura, formação e leitura juvenil, juntamente com entrevistas semiestruturadas e observação das ações realizadas pela equipe coordenadora, ter elementos para perceber como e se o trabalho desenvolvido pela equipe contribui na sua formação integral.