Banca de DEFESA: MARIA DANIELA GUZMAN BARILLAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DANIELA GUZMAN BARILLAS
DATA : 26/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

HABILIDADES SOCIAIS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR


PALAVRAS-CHAVES:

Cognição Docente. Habilidades Sociais. Pessoa com Deficiência.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

A presente pesquisa, intitulada “Habilidades Sociais: O que pensam os professores de alunos com deficiência no ensino regular”, foi desenvolvida em uma Escola Municipal de ensino fundamental do município de Santarém-PA, a qual possui em seu quadro alunos com deficiência incluídos. O objetivo foi compreender as cognições dos professores do ensino fundamental que atuam em aulas regulares com alunos com deficiência sobre as habilidades sociais. De forma específica, objetivou-se: I – Caracterizar os dados sociodemográficos dos professores; II - Identificar as habilidades sociais que os docentes consideram importantes para serem desenvolvidas nos alunos com deficiência; III - Compreender as cognições docentes sobre o papel do professor no desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos com deficiência. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de campo, exploratória e descritiva. Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram: questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) respectivamente.  Os resultados apontaram que os professores possuem conhecimento do senso comum sobre as Habilidades Sociais, atribuindo conceito por vezes fora do conhecimento teórico, mostrando que existem muitos desafios para a atuação dentro da escola, principalmente com relação ao desenvolvimento das habilidades sociais. Por outro lado, os participantes compreendem que tais habilidades contribuem para o desenvolvimento das crianças e podem proporcionar um aprendizado melhor, mostrando interesse em participar de curso de formação continuada voltado para o desenvolvimento das habilidades sociais dentro do contexto escolar, com ênfase nos alunos com deficiência, pois acreditam que esse público pode se desenvolver melhor com a aprendizagem de tais habilidades sociais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Externa à Instituição - Nádia Vicência do Nascimento Martins - UEPA
Notícia cadastrada em: 04/08/2020 10:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa