Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO EDIVANDRO ALVES DE VASCONCELOS

DISCENTE: RAIMUNDO EDIVANDRO ALVES DE VASCONCELOS
DATA: 11/06/2018
LOCAL: Ufopa-Campus Rondon
TÍTULO: Para além do espaço de leitura: criação, formação e reflexão das possibilidades de ler literatura em uma escola rural do município de Monte Alegre.
PALAVRAS-CHAVES: Literatura; Formação de leitor; Espaço de leitura; Pesquisa-ação; Transformação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Outras Literaturas Vernáculas
RESUMO: A presente pesquisa visa à investigação de possíveis transformações culturais advindas da criação de espaços e ações de levar a ler literatura em escola rural, refletindo sobre as condições e limites para formação do leitor. O estudo está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS e é emergente de uma pesquisa anterior desenvolvida por Santos (2016) em algumas escolas de municípios do interior da Amazônia. Busca-se entender dentre outros aspectos, quais as possibilidades (condições e limites) de formação de leitor em escola rural por meio da criação de espaços e ações de levar a ler literatura, numa atitude coletiva e participativa?Além do mais, interessa-se em por que uma escola com quase mil alunos e um corpo docente com boa formação acadêmica não dispõe de biblioteca e nem de programa sistemático de leitura? A metodologia investigativa adotada é a pesquisa-ação, de acordo com a concepção de David Tripp (2005), e pretende promover uma possível transformação da realidade escolar e social, fazendo com que os participantes tornem-se co-autores e sujeitos ativos na construção do conhecimento que será produzido concomitantemente ao momento da intervenção. Alguns instrumentos utilizados para constituição do corpus são: observação, entrevista, palestras, memórias, relatos orais, etc. Como suportes teóricos são utilizados: Silva (1991, 2004, 2009), Britto (2003, 2015), Lajolo (2004, 2009), Zilberman (2009), Santos (2016), além de artigos, dissertações e teses que dialogam com o tema.
Presidente - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Interno - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA