Banca de DEFESA: AUXILIADOR JAIRO DE SOUSA

DATA: 21/02/2018
LOCAL: R1
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA MEDIADAS PELO HIPERTEXTO
PALAVRAS-CHAVES: leitura; escrita; hipertexto; cibercultura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho é uma reflexão sobre leitura e escrita mediadas pelo hipertexto na web e seu uso como prática pedagógica educacional. Os caminhos metodológicos da pesquisa foram basicamente de análise da fortuna crítica sobre o tema, leitura de livros, artigos, reportagens e entrevistas em mídias digitais com pesquisadores da área, análise de documentos como Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental, Matrizes Curriculares do município de Vitória do Xingu e Livros Didáticos, para a construção de uma proposta didático-metodológica que contribua para a formação de um leitor crítico na cibercultura. É objetivo deste trabalho contextualizar educação na Era Digital; discutir a relação professor – estudante – escola em tempos da cibercultura; reconhecer a importância da inserção dos gêneros emergentes nos ambientes virtuais como prática de ensino de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa; discutir o conceito de hipertexto, sua pluritextualidade ou multissemiose como peculiaridade e sua presença nas novas tecnologias digitais e; por fim, elaborar uma proposta didáticometodológica para trabalhar com o hipertexto no ensino de leitura e escrita por meio do gênero reportagem, nas mídias digitais. Proposta que pretende trabalhar com turmas de novo ano do ensino fundamental a leitura e a escrita na web, os estudantes serão desafiados a navegarem, a lerem e a escreverem de uma forma mais colaborativa e interativa. Explorando o mundo da leitura e da escrita como processos discursivos e interativos. Dada à importância da temática, a proposta didático-metodológica construída será produto de reflexões e desdobramentos futuros.
Presidente - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO