Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO OLIVEIRA PAIVA

DISCENTE: CARLOS ALBERTO OLIVEIRA PAIVA
DATA: 05/12/2017
LOCAL: UFOPA Campus Rondon
TÍTULO: COMPREENSÃO LEITORA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E DA PROVA BRASIL: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Produção Textual diversidade social e práticas docentes
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Diante do problema de compreensão leitora apresentado pelos alunos da Escola São Francisco das Chagas, escolhi como tipo de abordagem a pesquisaação, pois queria participar reflexiva e criticamente de todo o desenvolvimento do processo de aplicação da proposta, realizando as intervenções e adequações que fossem necessárias. Esse tipo de abordagem, de acordo com Vieira (2010), permite a interação entre pesquisador e atores-objeto, de modo que o primeiro participe do cotidiano do segundo “inseridos na mesma realidade, a fim de compreender e experimentar os mesmos problemas enfrentados pelos que se colocam como objeto de estudo”. Esta (con)vivência colabora para que ambos busquem ou encontrem a solução para os problemas enfrentados. Assim, fundamentando-me nessa abordagem qualitatitva, dei início a este estudo, que pode ser útil enquanto objeto prático para atividades de compreensão leitora no 9º ano do ensino fundamental da Escola São Francisco das Chagas (ou adaptado para os outros anos), útil enquanto objeto de reflexão deste tema tão presente em nossas escolas: o fracasso da leitura. A partir dessas reflexões iniciais, podem-se formular as hipóteses de que é provável que a realização de atividades sistemáticas de leitura e interpretação, com textos de variados gêneros e com foco nos descritores da Prova Brasil, pode melhorar a compreensão leitora dos alunos do 9º ano do ensino fundamental; melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações internas (bimestrais) e externas – Prova Brasil, bem como desenvolver o senso crítico deles ampliando suas visões de mundo.
Externo à Instituição - ALCIDES FERNANDES DE LIMA - UFPA
Interno - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA