Banca de DEFESA: LENA RAIMUNDA PAXIÚBA SOARES

DISCENTE: LENA RAIMUNDA PAXIÚBA SOARES
DATA: 22/11/2016
LOCAL: Campus Rondon - ICED - Sala 305
TÍTULO: ENSINO DE PORTUGUÊS POR MEIO DE TEXTOS: IMPLICAÇÕES DE UMA METODOLOGIA PROPOSTA PARA ENSINO DE PRÁTICA DE LINGUAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Português. Proposta Metodológica. Experiência Didática. Texto.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O presente estudo tem como tema central o Ensino de Português a partir de uma proposta metodológica. Insere-se na linha de pesquisa da leitura e da produção textual, incidindo em uma reflexão sobre a metodologia de ensino e aprendizagem de português, adotada pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na prática pedagógica de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Pará – a Escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, situada no município de Itaituba – PA. Neste estudo, relata-se uma experiência pedagógica abordando as implicações presentes em uma proposta didática aplicada na práxis educativa, procurando compreender fatores que permitiram ou impediram o desenvolvimento de aprendizagens significativas nos alunos, refletindo sobre a presença do texto na sala de aula, os conceitos e as atitudes presentes durante as oficinas. Optou-se, nesse sentido, pela pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo, de natureza aplicada, utilizando-se da intervenção e da observação participante. Na pesquisa, a concepção de ensino de português respaldou-se, principalmente, nos estudos de Geraldi (1996; 2010; 2012; 2013), Britto (1997; 2004; 2015), Koch (2011; 2014) e Marcuschi (2008; 2010; 2012). Já os conceitos de atividade dialógica tiveram as contribuições de Bakhtin (2006; 2014), Dolz e Schneuwly (2004). Em síntese, esta investigação pretendeu desvendar as implicações do processo ensino-aprendizagem de português de uma metodologia na perspectiva de uma prática pedagógica centrada na leitura e produção de texto, identificando fatores que foram bem sucedidos, que podem ser melhorados e que dificultaram a aplicação da proposta.
Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA