Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTER RIBEIRO MACAMBIRA

DISCENTE: ESTER RIBEIRO MACAMBIRA
DATA: 18/04/2017
LOCAL: Universidade Federal do Oeste do Pará - câmpus Rondon
TÍTULO: O GÊNERO CRÔNICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Olimpíada de Língua Portuguesa; Ensino-aprendizagem; Gêneros textuais; Crônica; Sequência didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A presente pesquisa nasceu da reflexão sobre o ensino de língua materna. A atuação da pesquisadora em sala de aula há quase vinte anos, deu-lhe respaldo para tecer críticas ao ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa praticado atualmente no ensino básico. Assim, propõe com este estudo um novo olhar à prática em sala de aula, visando um ensino mais profícuo, interessante e mais produtivo para o aluno. Dessa forma, esta pesquisa procura responder, dentre outros questionamentos: De que forma a Olimpíada de Língua Portuguesa - OLP contribui para a leitura e escrita do gênero crônica no 1º ano do ensino médio? Portanto, esta pesquisa de caráter qualitativo e participativo, objetiva averiguar como o modelo de ensino proposto pela OLP ajuda no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente a partir do uso das sequências didáticas para a efetivação do ensino dos gêneros textuais. Para tanto, além do embasamento teórico sobre os gêneros textuais orais e escritos, serão realizadas oficinas em sala de aula, cujo enfoque será o gênero crônica.
Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO