Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUEL BENJAMIN MONTEIRO LIBERAL SOUSA

DISCENTE: MANUEL BENJAMIN MONTEIRO LIBERAL SOUSA
DATA: 25/04/2016
LOCAL: Miniauditório HA1 - ICED
TÍTULO: Práticas de produção textual: análise dos fatores de textualidade evidenciados nas produções textuais de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Santarém
PALAVRAS-CHAVES: Texto, Fatores da textualidade, Ensino
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O objetivo deste trabalho é estudar os fatores de textualidade em produções textuais de alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. O caminho adotado pelo autor para a abordagem da língua portuguesa no ensino médio centra-se no estudo do texto e da textualidade. Foi proposto como pergunta da pesquisa o seguinte problema: como o conhecimento dos fatores de textualidade pode influenciar no desempenho do aluno em termo de produção textual? Neste trabalho, a intervenção e a coleta de dados foram realizadas pelo pesquisador na sala de aula em que o próprio pesquisador figurava como professor. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram apresentados aos alunos, por meio de aulas expositivas, alguns fatores da textualidade, proposto por Beaugrand & Dressler (1981) (coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade), bem como as quatro metarregras propostas por Charolles (1997) (repetição, progressão, não contradição e relação). Como instrumento de análises, foram coletados trinta textos, elaborados pelos discentes, que serão estudados com base nas teorias sobre fatores de textualidade.
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO