Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA DIANE PEREIRA VINHOTE

DISCENTE : ANA DIANE PEREIRA VINHOTE
DATA : 14/08/2019
LOCAL: HA1

Atividades Didáticas Integradas e ensino: uma proposta para a ampliação da capacidade discursiva dos alunos no Ensino Fundamental

Atividades Didáticas Integradas; Ensino; Gêneros Discursivos; Dialogismo; Língua Portuguesa.

Este trabalho desenvolveu-se a partir da inquietação em manter-se ainda na escola um modelo de ensino que torna alunos passivos que não veem utilidade naquilo que está sendo ensinado. Tem por objetivo contribuir para os estudos e ao ensino de língua portuguesa, a partir da investigação de que atividades concretas contribuem para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva dos alunos com base na proposta das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) à oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística propostas por Moura (2017) através de ações desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, numa perspectiva interacionista e dialógica da língua por meio do ensino dos gêneros discursivos. As bases teóricas que respaldam este trabalho são os pressupostos de Bakhtin (2011, 2016) e Volóchinov (2017), Vygotsky (1998), Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (2007, 2008, 2016), Moura (2017, 2018), Antunes (2003) que fazem o estudo do ensino da língua por meio dos gêneros discursivos, levando em consideração a função interativa dela nas práticas sociais. A metodologia desenvolvida neste projeto é pesquisa qualitativa participante em que permite o papel de professor pesquisador e professor pesquisado. A análise ocorre com a elaboração e desenvolvimento do projeto de intervenção realizado com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. Para a análise e descrição das atividades foram utilizados diário de campo, gravações e registro no caderno dos alunos. A pesquisa em andamento aponta, a partir dos dados e resultados preliminares, que a proposta das ADIs por meio dos gêneros discursivos proporciona o protagonismo do aluno em sala de aula, pois ele é incentivado a se pôr como sujeito do discurso, concordando ou discordando, na oralidade e na escrita, sendo que o professor assume o papel de mediador, o que colabora na formação de sujeitos responsivos.

Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA