Atividades didáticas integradas em ensino de gêneros: uma perspectiva dialógica da linguagem no ensino fundamental
gêneros; atividades didáticas integradas; dialogismo; responsividade.
Este trabalho tem por objetivo investigar de que forma as Atividades Didáticas Integradas (leitura, escrita, oralidade, reflexão linguística) podem redimensionar a prática de ensino de gêneros na língua portuguesa, no ensino fundamental, levando em consideração que estas ações didáticas podem contribuir para dinamizar a capacidade discursiva dos alunos, extrapolar o contexto da sala de aula e ganhar uma dimensão social na perspectiva do letramento. As bases teóricas que respaldam esse trabalho estão fundamentadas nos pressupostos de Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006, 2008), Koch e Elias (2009a, 2009 b), Bakhtin (2006, 2010 a, 2010b, 2016a, 2016b, 2017) e Moura (2016, 2017, 2018). Para os autores, a linguagem é um constante processo de interação mediado pelo diálogo e não apenas como sistema autônomo. As Atividades Didáticas Integradas, da forma que efetivam suas metodologias, contribuem para a autonomia do aluno em relação à produção e compreensão dos gêneros e para a sua formação, enquanto sujeito responsivo. O corpus em análise, consta de textos orais e escritos de uma turma de trinta alunos do 6º Ano do ensino fundamental, de uma escola pública/conveniada, localizada na zona urbana de Santarém-Pará, bem como textos utilizados pela professora da turma. As atividades que a professora desenvolveu foram descritas e analisadas, levando em consideração o seu desdobramento social, o que o aluno faz a partir da leitura textual, quais práticas sociais são realizadas e o que o leva a realizar essas práticas. Para a descrição das atividades, foram utilizados os seguintes gêneros discursivos: reportagem, entrevista, calendário agrícola e receita, a partir de um único tema, a moringa oleífera. Os resultados preliminares desta pesquisa, ora em andamento, evidenciam que os gêneros estudados colaboram efetivamente, para que os alunos estudem com mais propriedade e autonomia a língua e com possíveis ações sociais que modificarão suas realidades. As Atividades Didáticas Integradas elaboradas visam a formação de sujeitos responsivos, isto significa que o ouvinte recebe e compreende a significação linguística do discurso em questão e adota, para com esse discurso, uma atitude responsiva ativa concordando ou discordando do que está posto ou ainda complementando, adaptando, reescrevendo o que se disse. A atitude responsiva torna o ouvinte um sujeito em constante elaboração durante o processo de audição e de compreensão do discurso. O importante, ao trabalhar todas essas atividades, é a formação crítica dos alunos, a preparação enquanto cidadãos pensantes e atuantes na sociedade, capazes de entender a língua, questioná-la, criá-la e recriá-la.