Que bicho é esse? – oralidade na sala de aula e na BNCC
Ensino. Língua Portuguesa. Oralidade. BNCC
Este texto apresentado à qualificação busca responder ao seguinte questionamento: de que forma a oralidade é compreendida na Base Nacional Comum Curricular- BNCC e quais as implicações dessa concepção para a organização do ensino atual de língua portuguesa, no ensino fundamental? A metodologia adotada é análise documental - Base Nacional Comum Curricular (2017). O trabalho contém três capítulos em construção. O primeiro refere-se ao ensino de língua portuguesa, com destaque ao trabalho com oralidade na escola. Baseio-me nas pesquisas de Castilho, Marcuschi, Geraldi, Britto, Antunes, Ramos; o segundo diz respeito ao que propõe a BNCC em relação ao trabalho com oralidade na escola. Nesse capítulo, abordo o modo de organização estrutural do documento, destacando o componente curricular língua portuguesa, eixo oralidade, na etapa ensino fundamental. No terceiro capítulo, conto minha prática de ensino em diálogo com o que propõe a BNCC para o ensino da oralidade, focando no 9º ano do ensino fundamental, por ser a série em que desenvolvo minha ação docente.