Banca de DEFESA: ROSILENE DE ARAÚJO FARIAS

DISCENTE : ROSILENE DE ARAÚJO FARIAS
DATA : 30/11/2019
LOCAL: Ufopa-Campus Rondon

O PROTAGONISMO DA BIBLIOTECA ESCOLAR: Ratificando (ou não) a importância do espaço para a promoção da cultura letrada

Leitura. Literatura. Biblioteca Escolar. Cultura Letrada.

O ambiente escolar possui um espaço que deveria ser privilegiado para a formação do leitor. Infelizmente, não é o que se percebe no cotidiano das instituições brasileiras de ensino. Tem-se o espaço, mas não se tem os livros; ou têm-se o espaço e os livros, mas não se têm propostas didáticas que aproximem os alunos dos livros e despertem neles o interesse pela leitura.  Diante deste problema, esta pesquisa pressupõe que uma biblioteca bem estruturada, com acervo atualizado e propostas didáticas bem definidas de incentivo à leitura pode colaborar significativamente com a formação de leitores nas escolas. Assim, a pesquisa tem como finalidade revitalizar a biblioteca da escola de ensino fundamental A Mão Cooperadora, localizada no município de Itaituba-PA, com o objetivo de verificar se houve ampliação na formação de alunos leitores e quais os benefícios resultantes desse contato com a leitura através da biblioteca. Este estudo é de natureza interpretativa e interventiva e constitui-se de três fases fundamentais: exploratória, trabalho de campo e análise do material, e se sustenta principalmente nos estudos de Britto (2012; 2015), Candido (2011), Silva (1984; 1993), Santos (2016), Bértolo (2014), Milanesi (2013) e Todorov (2014). A produção e análise dos dados valeram-se dos procedimentos da pesquisa qualitativa, por meio dos seguintes instrumentos: caderno de notas, registros de imagens, questionários e entrevistas. A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa e teve como produto final a Biblioteca Willian Gabriel com um acervo de três mil livros, em sua maioria literário. Os resultados da pesquisa revelaram significativa ampliação da frequência da comunidade e dos alunos do ensino fundamental, menor e maior, na biblioteca, desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão de textos, bem como melhora na interação e humanização dos estudantes.

Presidente - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO