A BIBLIOTECA ESCOLAR ATIVA E A SUA FUNÇÃO DINAMIZADORA: A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA LETRADA
Biblioteca; Leitura; Cultura; Formação.
Este é um projeto fundamentado na abordagem da pesquisa participante, e propõe a “Investigar as possibilidades de revitalização da biblioteca escolar, da Escola A Mão Cooperadora, para a efetiva disseminação da cultura letrada”. Está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. A pesquisa será desenvolvida no município de Itaituba-Pará, na Escola Municipal de Ensino Fundamental A Mão Cooperadora. Este trabalho reflete sobre os principais problemas que dificultam a implantação da biblioteca escolar e limitam seu campo de atuação e permanência dentro da escola, tendo em vista que a cultura letrada e a leitura são primordiais para o desenvolvimento pessoal e intelectual do ser humano, a biblioteca é mais que um direito, é necessidade. A metodologia adotada consiste em pesquisa qualitativa com uma proposta de intervenção. O estudo iniciou no segundo semestre de 2017 e se estenderá até 2018. A pesquisa tem três fases: exploratória, trabalho de campo e tratamento do material. A base teórica é: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) e Milanesi (2013) e Todorov (2014). Em março de 2010, a sanção da Lei 12.244/10 garantiu um direito inalienável: todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, deverão ter biblioteca. Assim, o projeto objetiva reconstruir a biblioteca escolar com a comunidade, para então desenvolver práticas de leitura que valorizem, preservem e movimentem a biblioteca da Escola A Mão Cooperadora.