Banca de DEFESA: EUCINEI JANETE COSTA COELHO DOS SANTOS

DISCENTE : EUCINEI JANETE COSTA COELHO DOS SANTOS
DATA : 09/12/2019
LOCAL: AUDITÓRIO WILSON FONSECA - CAMPUS RONDON

ATIVIDADES INTEGRADAS DE ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E REFLEXÃO LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA SÓCIOINTERACIONISTA E TEXTUAL DISCURSIVA

língua portuguesa, ensino, aprendizagem, ADI(s)

Diante da realidade de um ensino aprendizagem de língua portuguesa, muitas vezes, reduzido aos conteúdos da gramática normativa, voltado a uma abordagem textual presa ao estudo de tipologias e a prática com gêneros discursivos priorizando, principalmente, a forma e, assim, desprezando os reais objetivos sociais da comunicação. Esta pesquisa objetiva investigar como uma prática pedagógica desenvolvida em aulas de língua portuguesa, por meio de atividades que integram oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, considerando a dinâmica existente entre os gêneros discursivos, contribui para ampliar a capacidade linguístico-discursiva dos estudantes. A fim de alcançar o objetivo proposto foi desenvolvida uma proposta de intervenção com uma turma de 8 º ano, nas aulas da Disciplina Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Tapajós, na cidade de Santarém- Pará. Esta proposta, baseada nas ADIs (Atividades Didáticas Integradas de Oralidade, Leitura, Escrita e Reflexão Linguística) postuladas por Moura (2017), visa um ensino aprendizagem integrado dessas práticas linguísticas, por meio de atividades, planejadas pelos docentes, que oportunizam aos estudantes exercer seu protagonismo e agência em um intenso contato com diferentes gêneros discursivos, inseridos nas práticas sociais do cotidiano e em situações de comunicação mais formais. Nesse contexto, foi utilizada a pesquisa-ação, discutida por Thiollent (1986), que considera a intervenção consciente dos pesquisadores e a contribuição efetiva dos participantes. A construção desta pesquisa busca embasar-se no princípio do dialogismo e da responsividade de Bakhtin, no interacionismo de Vigotsky e nos estudos de Marcuschi, Moura, Freire, Kleiman, Koch e Elias, Colomer & Camps, Rojo, Antunes, Soares e Bazerman sobre linguagem. A análise dos dados aponta o entrelaçamento entre as práticas de oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, propostas pelas ADIs, portanto, contribui, de maneira significativa, com a ampliação dos saberes já adquiridos pelos estudantes e agrega novos conhecimentos necessários para que consigam se comunicar efetivamente nos diferentes contextos sociais, além de dinamizar o ambiente escolar com o uso da língua em situações reais de comunicação.

Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA