"O LUGAR ONDE VIVO” EM DOCUMENTÁRIOS: OLP E OS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA
Ensino de Língua Portuguesa - Gêneros Discursivos - Esfera jornalística – Multiletramentos – Olimpíada de Língua Portuguesa.
O presente trabalho traz uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio, no Ensino de Língua Portuguesa. Teve o objetivo de dialogar com a Olimpíada de Língua Portuguesa, em uma intervenção que visa analisar como uma proposta, pautada na exploração de aspectos multimodais e dialógicos, pode contribuir para a formação intelectual dos alunos a partir das aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, como pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, aplicou-se, registrou-se e examinou-se os resultados da proposta oferecida pela OLP para a realização de uma atividade de texto específica, como a de documentários audiovisuais, acompanhados de projeto escrito, constituído de três partes (Sinopse, argumento e roteiro). Para embasamento teórico tomou-se Freire (2015) em sua Pedagogia da Autonomia; a perspectiva dialógica da língua de Bakhtin (2011, 2013, 2016); assim como também, utilizou-se as contribuições de autores como: Marcuschi (2011, 2008) sobre gêneros textuais discursivos ; de Rojo (2011, 2012, 2019 ), Dionísio(2011) e Kleiman (1995) sobre Letramento e Multiletramentos, uma vez que o gênero em estudo está envolto a essa esfera das novas tecnologias e, portanto, vem ao encontro da perspectiva de Multiletramentos. A dissertação encontra-se em construção, bem como os resultados.