Banca de DEFESA: SUZANA DE JESUS VIEIRA BATISTA

DISCENTE : SUZANA DE JESUS VIEIRA BATISTA
DATA : 25/11/2022
LOCAL: UFOPA Santarém

Os conectivos e a relação de sentidos no texto: uma proposta para o ensino de língua por meio do uso corrente do coordenador “mas”.

Ensino de língua. Conectivos. Produção textual

A grande dificuldade que os alunos dos anos finais do ensino fundamental apresentam em reconhecer problemas de coerência textual e organização de parágrafos nas produções escritas, é um fato recorrente no sistema de ensino. Dentre as causas dessas dificuldades há os relacionados ao uso dos conectivos, pois, nem sempre sabem estabelecer os sentidos que esses mecanismos da língua podem atribuir ao texto. Em busca de encontrar alternativas que contribuam para uma prática de ensino de língua que amplie o conhecimento línguistico do aluno, de forma a instrumentalizá-lo para melhor desenvolver as produções escritas, surgiu a sequinte questão problematizadora: Como desenvolver nos alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede estadual de ensino, do munícipio de Parintins-Am a capacidade de identificar problemas de coesão e coerência em seus próprios textos? Buscando resolver essa questão, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa investigar como as atividades com o uso do conectivo “mas” podem habilitar o aluno a reconhecer problemas de coesão e coerência no próprio texto. A base teórica dessa pesquisa referencia-se em Franchi (2006), Cunha e Cintra (2017), Neves (2011,2017,2018, 2021), Koch (2018) Vieira (2017, 2019) dentre outros. A metodologia utilizada desenvolveu-se a partir da análise diagnóstica dos dados que foram coletados por meio de uma produção de um texto dissertativo-argumentativo, do qual se verificou como os alunos utilizam os conectivos textuais coordenadores e, especificamente, se analisou os sentidos que o coordenador “mas” apresenta nos textos dos docentes, com base na polissemia desse conectivo apresentada por Cunha e Cintra (2017), Neves (2011). Considera-se, nesse estudo, que a análise diagnóstica é parte fundamental do trabalho com o ensino de gramática, pois, é a partir dos usos que o professor verificará como um elemento linguístico se comporta na esfera comunicativa do aluno. Para isso, elaborou-se uma sequência didática embasada na proposta de Vieira (2017) como uma sugestão para o ensino de língua com base nos estudos linguísticos e, dessa forma, contribuir com os docentes de língua portuguesa para o desenvolvimento do estudo reflexivo da gramática.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interna - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA