Uma Proposta de Ensino Por Investigação em Mecânica dos Fluidos em um Contexto do Sistema de Organização Modular de Ensino
Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, Sequência de Ensino Por Investigação, Mecânica dos Fluidos
Este trabalho visa apresentar um produto educacional para o ensino da Mecânica dos
Fluidos, a nível de ensino médio, baseando-se na teoria de aprendizagem significativa de
David Paul Ausubel, desenvolvida na década de 1960, considerando que os alunos podem
usar seus conhecimentos já existentes, chamados de subsunçores, para ajudar no processo
ensino-aprendizagem e, assim, viabilizar o entendimento das leis e aplicações da Física que
ocorrem ao seu redor, no seu cotidiano. O produto educacional foi elaborado considerando
a metodologia de ensino por investigação, onde uma sequência didática (SD) é proposta
como produto educacional a ser utilizada em uma Sequência de Ensino por Investigação
(SEI). Seguindo uma abordagem qualitativa a metodologia foi aplicada em duas escolas da
rede estadual, assistidas pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). A SEI
foi dividida em quatro fases: Experimentos como demonstrações investigativas, Leitura de
textos para estimular a investigação, Aprofundamento de conhecimentos e Avaliando os
conhecimentos adquiridos e envolveu toda a mecânica dos fluidos, dividida em Hidrostá-
tica (densidade, pressão nos sólidos, pressão dos líquidos, princípio de Pascal e princípio de
Arquimedes) e Hidrodinâmica (vazão volumétrica, equação da continuidade e equação de
Bernoulli). Para coleta de dados da aplicação foram utilizados questionários, fotografias,
diários de bordo do pesquisador, atividades desenvolvidas e relatos apresentados pelos
estudantes. Os dados foram analisados em busca de indicadores de aprendizagem signi-
ficativa. Para análise e tabulação, foi utilizado o programa Excel. Os resultados obtidos
fornecem indícios de que a proposta facilita o processo de ensino-aprendizagem, ajudando
os alunos no entendimento dos tópicos da mecânica dos fluidos. Além disso, esperamos
contribuir para uma maior instrumentalização didático-pedagógica dos professores de fí-
sica da educação básica, tendo em vista o acréscimo e implementação de novas práticas
em sala de aula.