Banca de DEFESA: ARLEM FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARLEM FERREIRA DA SILVA
DATA : 18/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/hos-dwvx-bey
TÍTULO:

Uma Proposta de Ensino Por Investigação em Mecânica dos Fluidos em um Contexto do Sistema de Organização Modular de Ensino


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, Sequência de Ensino Por Investigação, Mecânica dos Fluidos


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Este trabalho visa apresentar um produto educacional para o ensino da Mecânica dos

Fluidos, a nível de ensino médio, baseando-se na teoria de aprendizagem significativa de

David Paul Ausubel, desenvolvida na década de 1960, considerando que os alunos podem

usar seus conhecimentos já existentes, chamados de subsunçores, para ajudar no processo

ensino-aprendizagem e, assim, viabilizar o entendimento das leis e aplicações da Física que

ocorrem ao seu redor, no seu cotidiano. O produto educacional foi elaborado considerando

a metodologia de ensino por investigação, onde uma sequência didática (SD) é proposta

como produto educacional a ser utilizada em uma Sequência de Ensino por Investigação

(SEI). Seguindo uma abordagem qualitativa a metodologia foi aplicada em duas escolas da

rede estadual, assistidas pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). A SEI

foi dividida em quatro fases: Experimentos como demonstrações investigativas, Leitura de

textos para estimular a investigação, Aprofundamento de conhecimentos e Avaliando os

conhecimentos adquiridos e envolveu toda a mecânica dos fluidos, dividida em Hidrostá-

tica (densidade, pressão nos sólidos, pressão dos líquidos, princípio de Pascal e princípio de

Arquimedes) e Hidrodinâmica (vazão volumétrica, equação da continuidade e equação de

Bernoulli). Para coleta de dados da aplicação foram utilizados questionários, fotografias,

diários de bordo do pesquisador, atividades desenvolvidas e relatos apresentados pelos

estudantes. Os dados foram analisados em busca de indicadores de aprendizagem signi-

ficativa. Para análise e tabulação, foi utilizado o programa Excel. Os resultados obtidos

fornecem indícios de que a proposta facilita o processo de ensino-aprendizagem, ajudando

os alunos no entendimento dos tópicos da mecânica dos fluidos. Além disso, esperamos

contribuir para uma maior instrumentalização didático-pedagógica dos professores de fí-

sica da educação básica, tendo em vista o acréscimo e implementação de novas práticas

em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1506834 - EDSON AKIRA ASANO
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Externo à Instituição - RUY GUILHERME CASTRO DE ALMEIDA - UEPA
Externo à Instituição - ALEXANDRE GUIMARAES RODRIGUES - UFPA
Notícia cadastrada em: 30/10/2020 08:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa