Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL MARINHO NINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL MARINHO NINA
DATA : 27/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UFOPA - Universidade Federal do oeste do Pará
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: "ELETRICIDADE PARA TODOS": UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA QUE BUSCA PROMOVER ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA


PALAVRAS-CHAVES:

Sequência didática. Eletrodinâmica. Alfabetização científica


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A Física é uma ciência que, para explicar os fenômenos naturais, recorre fielmente às ferramentas matemáticas para testar, explicar e embasar suas hipóteses e teorias. Essa concepção tem sido, ao longo dos anos, vastamente utilizada, impactando diretamente o modo de ensinar a disciplina nas escolas de todo o país, conferindo a ela uma característica maçante, de difícil compreensão por ampla maioria dos estudantes e muito desprovida de elementos didático-pedagógicos que a tornem uma componente curricular mais atraente e interessante. Nessa perspectiva, de enfrentamento a falta de interesse dos educandos pelo estudo da disciplina, este estudo se propôs a construir a Sequência Didática "Eletricidade para todos”: uma proposta de ensino de Física que busca promover alfabetização científica, a partir de um tema que tem uma relação direta e cotidiana com a realidade dos estudantes, a Eletrodinâmica. A presente pesquisa propõe a utilização de uma Sequência Didática, para o ensino de conceitos da Eletrodinâmica, pautada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs), apresentada por Delizoicov e Angotti (1990). A sequência é composta de atividades variadas embasadas em abordagens teóricas e contextualizadas, que visam despertar o interesse pelos conceitos físicos, a vocação científica nos educandos e refletir sobre a realidade dos atores. Dessa forma, a questão que norteia esta pesquisa é: quais contribuições a alfabetização científica podem ser destacadas com a utilização da sequência didática "eletricidade para todos"? Assim, o objetivo desse estudo é verificar contribuições, da alfabetização científica, que se destacam com a utilização da sequência didática "Eletricidade para todos". Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, utilizando como técnica para a coleta de dados a aplicação de questionários e utilização de diário de campo, cuja análise ocorrerá pela técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A contribuição deste trabalho é fornecer aos docentes de Física uma Sequência Didática que possa auxiliá-los nas aulas de Eletrodinâmica, bem como, proporcionar aos estudantes que sejam sujeitos ativos e críticos na construção da aprendizagem.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2030808 - MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
Interno - 1506834 - EDSON AKIRA ASANO
Externa ao Programa - 1579210 - LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS - UFOPAExterno à Instituição - NELSON SILVA JUNIOR - UEPG
Notícia cadastrada em: 27/10/2022 12:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa