Banca de DEFESA: SAMUEL MARINHO NINA

DISCENTE : SAMUEL MARINHO NINA
DATA : 18/05/2023
LOCAL: Sala on-line

SEQUÊNCIA DIDÁTICA "ELETRICIDADE PARA TODOS": Uma proposta de ensino de Física que busca promover alfabetização científica

Sequência didática. Eletrodinâmica. Alfabetização científica

A Física é uma ciência que, para explicar os fenômenos naturais, recorre fielmente às ferramentas matemáticas para testar, explicar e embasar suas hipóteses e teorias. Essa concepção tem sido, ao longo dos anos, vastamente utilizada, impactando diretamente o modo de ensinar a disciplina nas escolas de todo o país, conferindo a ela uma característica maçante, de difícil compreensão por ampla maioria dos estudantes e muito desprovida de elementos didático-pedagógicos que a tornem uma componente curricular mais atraente e interessante. Nessa perspectiva, de enfrentamento a falta de interesse dos educandos pelo estudo da disciplina, este estudo se propôs a construir a Sequência Didática "Eletricidade para todos”: uma proposta de ensino de Física que busca promover alfabetização científica, a partir de um tema que tem uma relação direta e cotidiana com a realidade dos estudantes, a Eletrodinâmica. A presente pesquisa propõe a utilização de uma Sequência Didática, para o ensino de conceitos da Eletrodinâmica, pautada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs), apresentada por Delizoicov e Angotti (1990). A sequência é composta de atividades variadas embasadas em abordagens teóricas e contextualizadas, que visam despertar o interesse pelos conceitos físicos, a vocação científica nos educandos e refletir sobre a realidade dos atores. Dessa forma, a questão que norteia esta pesquisa é: quais contribuições a alfabetização científica podem ser destacadas com a utilização da sequência didática "eletricidade para todos"? Assim, o objetivo desse estudo é verificar contribuições, da alfabetização científica, que se destacam com a utilização da sequência didática "Eletricidade para todos". Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, utilizando como técnica para a coleta de dados a aplicação de questionários e utilização de diário de campo, cuja análise ocorrerá pela técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As atividades propiciaram a proximidade com atributos de habilidade e atitude científico-investigativa. Tais atributos fazem parte de conteúdos procedimentais e atitudinais, fundamentais para o processo de alfabetização científica. A pesquisa contactou indicadores de alfabetização científica, que se entremostraram nas atividades desenvolvidas na sequência didática. Os instrumentos usados possibilitaram deduzir algumas considerações importantes à pesquisa, pois o produto, composto por atividades desafiadoras, contextualizadas, práticas e reflexivas, mas que também prestigia o conceito físico, foi fundamental para se trabalhar a autonomia, a argumentação crítica e para estimular a tomada de decisão entre os atores, isto é, ações importantes à alfabetização científica de alunos e alunas da Educação Básica.

Interno - 1506834 - EDSON AKIRA ASANO
Externa ao Programa - 1579210 - LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS - nullExterno à Instituição - NELSON SILVA JUNIOR - UEPG
Notícia cadastrada em: 11/05/2023 15:08