Banca de DEFESA: PAULO RENATO CARVALHO MELO

DATA : 18/05/2023
LOCAL: Miniauditório (sala 105) - Campus Rondon

O USO DE ARDUINOS COMO METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA: Tipos de lançamento

Arduino. lançamento de projetil. sala de aula invertida.

Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Com o advento do Arduino é possível equipar totalmente um laboratório com instrumentos suficientes para permitir que cada aluno execute uma série de experimentos e medições com baixo investimento. Além disso, aprender os fundamentos do Arduino requer o desenvolvimento de algumas habilidades de codificação cuja natureza aberta do produto promove o aprendizado cooperativo. A aprendizagem baseada em projetos é uma consequência natural da necessidade de projetar e construir o experimento com o material de fácil aquisição. Novas tendências estão surgindo na educação e, em particular, no ensino de física. Para que tudo aconteça vamos usar como metodologia uma proposta significativa no ensino/aprendizagem como a “sala de aula invertida”, tal proposta facilita a aplicação do Arduino como laboratório de física, fazendo com que o aluno interaja na sala de aula. Além da aprendizagem baseada em investigação, aprendizagem cooperativa e aprendizagem baseada em projetos estão sendo reconhecidas como estratégias eficazes de aprendizagem. Esse estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica visando alcançar os objetivos propostos. Inicialmente será feita uma revisão bibliográfica para descrever teorias que abordam o tema, fundamentado em alguns teóricos, usando como fonte livros, dissertações, artigos e sites da internet que falam sobre a importância da literatura com o foco na ludicidade para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

Presidente - 327471 - CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
Externo ao Programa - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA - nullInterno - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 11/05/2023 15:39