Banca de DEFESA: HAYLAN CLEION MONTELES DE SOUSA

DISCENTE : HAYLAN CLEION MONTELES DE SOUSA
DATA : 18/05/2023
LOCAL: Sala H303 - Campus Rondon

PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA EM RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO E EFEITO FOTOELÉTRICO

Ensino de física. Física Moderna. Teoria dos campos conceituais.

Diversos trabalhos na literatura descrevem a dificuldade que os alunos, especificamente do ensino médio, enfrentam ao abordar os conteúdos da disciplina de Física. Dentre esses, os relacionados à Física Moderna, devido ao nível de abstração e pouco contato com as experiências cotidianas, são objeto de especial complexidade de aprendizado. Nesse contexto, apresentamos nesse trabalho o desenvolvimento de uma sequência didática que trabalha mais especificamente os conceitos de Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico, aplicado com alunos do 3º ano de um curso técnico integrado ao Ensino Médio de uma Instituição de Ensino da Rede Federal. O objetivo geral deste trabalho é propor um facilitador para os processos de aprendizagem sobre a radiação do corpo negro e o efeito fotoelétrico de alunos do Ensino Médio, por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS. O referencial teórico de aprendizagem usado no projeto é a Teoria dos Campos Conceituais (TCC), cujo autor é Gérard Vergnaud. O enfoque do projeto é um sequência didática, em que a metodologia de ensino é baseada nas UEPS de Moreira e a análise dos dados é feita através da Análise de Conteúdo de Bardin, conjuntamente com apoio do referencial teórico da TCC, para enfatizar os possíveis invariantes operatórios expressos pelos estudantes em interação com as situações-problemas. Foi aplicado produto educacional durante o segundo semestre de 2022, no período de outubro a dezembro, com os seguintes etapas de execução: interação com simuladores virtuais, exposição pelo docente dos assuntos propostos, demonstração de experimentos de conceitos físicos, resolução de problemas à lápis e papel pelos discentes, estudo de temáticas relacionados a Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico. Foram usado os seguintes instrumentos de coleta de dados durante a aplicação do produto educacional: entrevista, respostas a perguntas abertas, gravação de vídeo, gravação de áudio e formulário online enviado o link via Whatsapp. Houve nos primeiros encontros a participação ativa dos discentes nos primeiros encontros, com tempo foi decaindo quando próximo ao fim do semestre letivo. Nas primeiras coleta de dados verifica-se uma demanda de atenção em compreender os efeitos que estavam acontecendo nos simuladores da Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico. Após exposição dos assuntos, os discentes se interessaram bastante também nos efeitos que ocorreram da demonstração experimental no laboratório de Física. A perspectiva é que para estudos futuros sejam desdobrados a apresentação dos conceitos da Nova Mecânica Quântica para os alunos do Ensino Médio, abordandoos se possível na visão ou da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel ou da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Pretendemos também que sejam apresentados os resultados desses trabalhos e compartilhados com os demais docentes, que possam ser usados na sala de aula.

Interno - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA