Sequência Didática "O Planeta Terra" Para o Ensino de Astronomia e Astrofísica no Ensino Básico
Sequência didática. Ensino de Astronomia e Astrofísica. Experimento na Alfabetização Cientifica.
Vivemos em um mundo em constante mutabilidade tecnológica, e a criação de novas soluções significa que sempre há material que os profissionais precisam pesquisar e estudar se quiserem se manter no auge. Com base nesse entendimento, a iniciação científica é uma forma de colocar os alunos no caminho da pesquisa científica. Assim, a preocupação advinda da experiência de ensino docente, que se baseia nas dificuldades dos alunos em compreender o conteúdo do currículo inserido no ensino fundamental I em relação ao subeixo referente a astronomia e astrofísica, o objetivo deste trabalho é investigar a contribuição de uma sequência didática "O Planeta Terra" para o ensino de astronomia e astrofísica no ensino básico. Para tanto, pretende-se também analisar a contribuição dos estudos sobre: “Planta Terra” e “Gravidade” como elementos problematizadores da referida sequência didática para o ensino de física. Portanto, a abordagem do problema desta pesquisa tem as características qualitativa, e os métodos técnicos são a pesquisa participante. Foi utilizado como instrumento de informação um diário de bordo, questionário com questões abertas, elementos iconográficos como imagens, sons e vídeos das ações relacionadas nas etapas de aplicação. Com isso pode-se ressaltar que a atividade proporcionou contato com as habilidades básicas do processo de alfabetização científica e atitudes de pesquisa científica. Um dado de extrema importância é a aplicação da sequência didática, que trata de a possibilidade desse produto oferecer reflexão e discussão sobre questões de gênero na ciência, para que dessa maneira faça os alunos pensarem sobre os efeitos da gravidade em nosso planeta, na vida cotidiana e na ciência.