Banca de DEFESA: SONAIRA RODRIGUES MOURA

DISCENTE : SONAIRA RODRIGUES MOURA
DATA : 16/02/2024
LOCAL: Sala H101 - Campus Rondon

CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “O PLANETA TERRA” PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Sequência didática. Ensino de Astronomia e Astrofísica. Experimento na Alfabetização Cientifica.

O objetivo geral deste trabalho foi verificar contribuições da experiência de Eratóstenes, na compreensão da forma da Terra, quando replicada por alunos do ensino fundamental. Assim sendo, a problematização da pesquisa busca entender: Quais as contribuições da experiência de Eratóstenes, na compreensão da forma da Terra, quando replicada por alunos do ensino fundamental? A partir disso, proporcionar ao professor condições que facilite as atividades de aprendizagem pautadas na estratégia da ordem didática, levando em consideração suas experiências, sugestões profissionais, oportunizando a participação efetiva em sua construção e indiretamente promover a aprendizagem do aluno. Para tanto, desenvolveu uma sequência didática na turma do 4º ano dos anos inicias da educação básica que buscou contribuir para o processo de ensino-aprendizagem em aulas de ciências utilizando o ensino por meio dos três momentos pedagógicos, estruturados por Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2002). Foi utilizado como instrumento de informação um diário de bordo, questionário com questões abertas, elementos iconográficos como imagens, sons e vídeos das ações relacionadas nas etapas de aplicação. Diante disso, o estudo finalizado traz algumas reflexões, pois faz-se necessário rever os obstáculos, as dificuldades e os erros, cometidos, para que outras ações possam acontecer refinadas e redirecionadas, oportunizando, assim,  contribuições para que o ensino de ciências possa promover a alfabetização científica dos atores a contento.

Externo ao Programa - 1540113 - EMERSON SILVA DE SOUSA - UFOPAPresidente - 1250014 - JOAO ROBERTO PINTO FEITOSA
Externa ao Programa - 1579210 - LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS - UFOPAInterno - 2030808 - MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 14:28