Banca de QUALIFICAÇÃO: MADALENA ANDRADE CAMPOS

DISCENTE : MADALENA ANDRADE CAMPOS
DATA : 12/03/2024
LOCAL: Sala on-line

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO DE ÓPTICA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEEJA) DE SANTARÉM-PARÁ

Aprendizagem significativa; ensino de física; material didático; óptica geométrica.

É de conhecimento dos educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) as dificuldades de ensinar aos alunos o conteúdo da grade curricular proposta pelo Ministério da Educação. Quando se trata da disciplina Física, os desafios são ainda mais complexos, pois os educadores se deparam com materiais didáticos com conteúdos defasados, proporcionando o desinteresse do aluno quanto a matéria de ensino. Com o intuito de diminuir a prática de ensino tradicional da disciplina Física, este trabalho tem como objetivo elaborar e aplicar um material didático instrucional alternativo potencialmente significativo do conteúdo de Óptica Geométrica, para ser utilizado como suporte pelos professores de Física do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Santarém - Pará, que esteja de acordo com os princípios programáticos da aprendizagem significativa de David Ausubel, no qual contemple: organização sequencial, consolidação, diferenciação progressiva e reconciliação integradora, sendo que tais princípios visam capacitar o aluno a uma aprendizagem substantiva e não arbitrária. Visando solucionar o problema do material didático utilizado no CEEJA/Santarém, de ser inadequado para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física, foi confeccionado um produto educacional estruturado em quatro capítulos, sendo: Conceitos Fundamentais da Óptica, Princípios da Óptica Geométrica, Espelho Plano e Espelho Esférico, além de quadros relacionados à física do cotidiano, exercícios de fixação, questão resolvidas e o Mapa Conceitual dos tópicos, de modo que possibilite o aluno a relacionar seus conhecimentos prévios aos conhecimentos a serem aprendidos de maneira substantiva e relevante. Em relação a metodologia, a pesquisa foi realizada com os alunos da rede pública do ensino médio do CEEJA/Santarém. O trabalho de pesquisa é classificado: quanto a finalidade é aplicada; quanto aos objetivos é descritiva; quanto a abordagem é qualitativa; em relação ao método é hipotético-dedutivo e o procedimento para coleta é o estudo de caso. A coleta de dados aconteceu em datas diferentes do mês de junho de 2022. Os instrumentos empregados para coletar os dados foram a entrevista, questionários, pré-teste e pós-teste. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios e comprovam que a proposta defendida por David Ausubel, quanto a utilização de material didático potencialmente significativo como ferramenta pedagógica para ser aplicado nas aulas de qualquer matéria ensino, promove a aquisição de significados na estrutura cognitiva do indivíduo, consolidando a aprendizagem significativa.

Interno - 2209208 - ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA