Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA DA COSTA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA DA COSTA PEREIRA
DATA : 30/08/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 201
TÍTULO:

INFRAESTRUTURAS NA AMAZÔNIA -  UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PRETENSA CONSTRUÇÃO DE PORTO GRANELEIRO NA REGIÃO DO LAGO DO MAICÁ EM SANTARÉM (PA)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Infraestruturas; Amazônia; Povos tradicionais; Maicá.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

Esta produção analisa a implantação de grandes projetos de infraestrutura na Amazônia a partir do estudo de caso da pretensa construção do porto graneleiro da Empresa Brasileira de Portos de Santarém (Embraps) na região do Lago do Maicá, em Santarém/Pa. Apesar do discurso desenvolvimentista que propala benefícios para a população, historicamente esses megaprojetos deixam rastro de destruição ambiental, dependência econômica e danos culturais que podem mudar o curso dos destinos das pessoas que habitam territórios afetados por esses empreendimentos. Para realmente contribuir na melhoria da qualidade de vida da população, é necessário pensar em outras infraestruturas, aquelas essenciais para impulsionar as dinâmicas de vida dos povos do Maicá, as quais são ignoradas tanto pelas empresas quanto pelos governos. Assim, é imperioso descolonizar o pensamento e o saber, a fim de possibilitar a produção do conhecimento a partir de olhares atentos às necessidades concretas do cotidiano comunitário com vistas à indicação das infraestruturas dos povos. É uma dissertação de abordagem metodológica qualitativa que para a coleta de dados utilizará entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a comunitários e lideranças populares do bairro Pérola do Maicá, além de observação participante e mapeamento participativo. Acreditamos que esta pesquisa contribuirá para o debate sobre as grandes infraestruturas na Amazônia, para que servem e a quem beneficiam, bem como aportar outras perspectivas de construção de infraestruturas necessárias ao cotidiano dos povos amazônidas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1153363 - JUAREZ BEZERRA GALVAO
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES
Interna - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 17:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa