Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA RIKER SOARES DE SOUSA

DISCENTE: ANDREIA RIKER SOARES DE SOUSA
DATA: 22/03/2018
LOCAL: sala 319
TÍTULO: O Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil: o Caso de uma Escola Pública Periférica do Município de Santarém- Pará
PALAVRAS-CHAVES: VIOLÊNCIA SEXUAL; CRIANÇAS E ADOLESCENTES; FORMAÇÃO DOCENTE
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: A presente dissertação se estrutura mediante vinculação ao Programa de Pós Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, do Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Diversidade e Desenvolvimento Amazônico. Ao realizar a pesquisa buscou-se abordar a temática enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes sob a ótica docente no município de Santarém-PA. Para tanto desenvolve-se um estudo de caso instrumental em uma escola da rede pública municipal da cidade de Santarém-PA, situada segundo análise de dados do Plano Municipal Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Santarém-PA, em um dos bairros de maior incidência de violência no município. A pesquisa parte do seguinte questionamento: “Como a Escola (A) vem enfrentando a violência sexual contra crianças e adolescentes?” A partir desta interrogativa inicial, desenvolve-se o objetivo geral de “Analisar as ações desenvolvidas pela escola no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”. Nesse sentido, delineiam-se os seguintes objetivos específicos: “Observar qual a formação que os docentes receberam para atuar no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na Escola (A) ”; “Verificar quais ações são desenvolvidas pela Escola (A) no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes” e “Identificar em quais aspectos a Escola (A) considera que já avançou e quais os desafios que ainda são perceptíveis frente o enfrentamento da violência de ordem sexual que vitima seus discentes”. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem empírico-bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo, será realizada análise documental no Projeto Político Pedagógico da Escola, bem como, nos registros do livro de ocorrência e dos ofícios enviados aos órgãos de Proteção à criança e ao adolescente, na escola. Na pesquisa de campo faremos entrevista semi-estruturada com os docentes, coordenadora pedagógica e gestora da escola. Para análise dos dados utilizaremos o método da Análise de Conteúdo.
Externo à Instituição - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA - UFPA
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE