Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILLA CAVALCANTE MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILLA CAVALCANTE MENDES
DATA: 11/12/2017
HORA: 17:00
LOCAL: Unidade Amazônia, Sala 332 – 3º piso
TÍTULO: CONVERSÃO DE REJEITOS DA MINERAÇÃO DE MANGANÊS DA BARRAGEM DO KALUNGA (PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS, PA) EM COMPOSTOS LAMELARES DE ÓXIDOS DE Mn.
PALAVRAS-CHAVES: Conversão de rejeitos, Óxidos de Mn, estrutura lamelar, birnessita, buserita.
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Muitos são os estudos referentes ao manganês e suas variações, isso em decorrência a enorme versatilidade deste metal de transição, também devido a sua relevância econômica. A forma que o manganês se apresenta, carbonatos, silicatos, sulfetos, óxidos e hidróxidos se dá em detrimento a variância com relação ao seu estado de oxidação. Os óxidos de manganês são os mais representativos, dentre estes apresentados. Existe um grande interesse em relação aos óxidos de manganês, principalmente os estruturados em camadas, devido sua importância em ambientes geoquímicos, isso pela sua enorme capacidade de adsorção, troca iônica, entre outras. Este trabalho traz a conversão de óxidos de Mn, a partir de rejeitos da mineração de Mn (Carajás, Pará), para obtenção de estruturas em camadas como a birnessita (OL-1) e buserita (OL-2). Também é feito a caracterização dos materiais de partida assim como das estruturas modificadas, para confirmação da obtenção das estruturas propostas. As técnicas utilizadas para caracterização destes materiais, confirmaram a obtenção do produto lamelar com excelente grau de cristalinidade, com estrutura monoclínica (C2/m) e espaço interlamelar de 10 Å, através dos difratogramas apresentados. Também foi observado uma morfologia em placas típica de materiais lamelares, a partir de imagens de MEV. Os resultados de analise TG-DTA revelaram que o produto apresenta estabilidade térmica acima de 600 ºC, assim como bandas características na espectroscopia de IV (FTIR) e Raman (FTRaman).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2142681 - BRUNO APOLO MIRANDA FIGUEIRA
Externo ao Programa - 2137442 - CARLOS CELIO SOUSA DA CRUZ
Interno - 2143922 - ISRAEL NUNES HENRIQUE
Notícia cadastrada em: 05/12/2017 11:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa