Banca de DEFESA: DEIZE FREITAS PONTES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEIZE FREITAS PONTES
DATA : 25/11/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Campus Amazônia, sala 332.
TÍTULO:

CONDIÇÕES DE VIDA E HÁBITOS CULTURAIS EM SAÚDE EM COMUNIDADE TRADICIONAL DO BAIXO AMAZONAS: O CASO DO QUILOMBO/MOCAMBO MURATUBINHA.


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura; Saúde; Doença; Qualidade de Vida.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

A presente dissertação está centrada no modo de viver e nos hábitos culturais em saúde da população do interior da Amazônia, destacando-se a Comunidade Remanescente de Quilombos Muratubinha, no oeste paraense. A comunidade está caracterizada pela sua diversidade ambiental, por suas complexidades socioculturais e condições geográficas singulares. A questão científica que norteou a pesquisa é: as práticas sociais cotidianas e os hábitos culturais em saúde influenciam a qualidade de vida de moradores de uma comunidade quilombola da Amazônia? A pesquisa teve por objetivo investigar as condições sociais vividas e as práticas culturais de quilombolas no processo saúde – doença. Buscou evidenciar, ou não, pontos que vinculem as culturas dos moradores da comunidade investigada ao meio ambiente em que vivem e como é promovida a saúde coletiva pela e junto à população, além dos aspectos associados que interferem na saúde e os recursos utilizados pelos quilombolas, de forma preventiva e curativa. A pesquisa de abordagem qualitativa com elementos do método etnográfico focou uma comunidade de remanescentes de quilombos, Muratubinha, caracterizada como de várzea, em Óbidos-PA. Por meio da aplicação de questionário utilizando entrevista semiestruturada com narradores-chave, observação participante, transcrição e análise das informações que validaram os resultados, possibilitando um posicionamento científico e de cidadania das condições de vida e saúde dos comunitários, identificando e empoderando, para isso, aspectos imprescindíveis da cultura quilombola na manutenção de sua identidade e de seus saberes.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2160202 - ALANNA DO SOCORRO LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - AUGUSTO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR - UnB
Presidente - 1794508 - ITAMAR RODRIGUES PAULINO
Interno - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Notícia cadastrada em: 19/11/2019 10:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa