Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA ALMEIDA VIEIRA

DISCENTE : LORENA ALMEIDA VIEIRA
DATA : 12/01/2021
LOCAL: Será realizada de forma remota

SEGURANÇA ALIMENTAR DE UNIVERSITÁRIOS E ESTRATÉGIAS PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ÂMBITO
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ, SANTARÉM, PARÁ

Segurança Alimentar e Nutricional; Hábitos Alimentares; Universidade Pública; Amazônia.

A qualidade de vários alimentos é questionável, em função de substâncias presentes em

produtos usados na produção agrícola, bem como em conservantes de alimentos industrializados, situação aspectos que podem prejudicar afetar a segurança alimentar

das pessoas; e/ou por hábitos de preparos dos alimentos. Assim, este projeto objetiva

compreender o perfil alimentar de estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa e as estratégias utilizadas pela instituição para garantir o acesso à alimentação saudável, a segurança alimentar de seu alunado da graduação e o perfil alimentar de estudantes dessa instituição de ensino superior. Especificamente, objetiva-se analisar aspectos legais que regulamentam as recomendações de segurança alimentar, principalmente no que refere à e alimentação saudável no Brasil, em especial a estudantes universitários; caracterizar o perfil socioeconômico e alimentar de estudantes da Ufopa, campus de Santarém, Pará; descrever as estratégias adotadas e implementadas pela Ufopa para garantir a alimentação saudável segurança alimentar aos seus universitários; caracterizar o perfil socioeconômico e alimentar de estudantes da Ufopa, campus de Santarém, Pará. Como estratégia de pesquisa, recorrer-se-á: pesquisa bibliográfica da legislação brasileira da área estudada; a um estudo de caso, com aplicação de questionários estruturados, a serem analisadas de forma quali-quantitativa, aplicados aos a universitários discentes de graduação da Ufopa e prestadores de serviço terceirizados, bem como entrevistas semiestruturadas com gestores e servidores técnicos da instituição envolvidos com o assunto. Têm-se como resultados esperados a demonstração do amparo legal no que tange à segurança alimentar do de estudantes universitários; a caracterização do perfil socioeconômico e alimentar dos universitários para o consumo de alimentos saudáveis; bem como a descrição das estratégias adotadas pela universidade referentes à segurança alimentar de seus universitários; bem como conhecer o perfil socioeconômico e alimentar dos estudantes para o consumo de alimentos saudáveis, e assim contribuir para a discussão de novas pesquisas e implementação de políticas públicas.

Presidente - 1964235 - HELIONORA DA SILVA ALVES
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE