Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE DE AGUIAR LIMA

DISCENTE : GISELE DE AGUIAR LIMA
DATA : 17/06/2021
LOCAL: UFOPA

Transformação de rejeitos de caulim em zeólitas: síntese e controle da estrutura

O uso de rejeitos da indústria mineral para obtenção de materiais de importância tecnológica vem se intensificando nas últimas duas décadas, com a finalidade de se reduzir o impacto ambiental gerado por eles e agregar valor a um produto indesejado. No caso dos rejeitos de caulim da Amazonia, já se observa seu emprego para produção de zeólitas com estrutura zeólita A, sodalita e faujasita (zeo 13X). No presente estudo, apresenta-se os resultados de síntese e caracterização de novas zeolitas com controle da estrutura através de processo hidrotermal e fusão alcalina. As zeólitas obtidas foram chabazita, zeo F e zeo P1, cuja obtenção a partir dos rejeitos foi monitorada por difratometria de raios-X, espectroscopia de infravermelho, análise térmica e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados mostraram que as zeólitas foram obtidas com sucesso sem impurezas, alto grau de cristalinidade, estabilidade térmica acima de 300º C e morfologias bem distintas e definidas. Dessa forma, pode-se afirmar que os rejeitos de caulim da Amazônia podem ser reaproveitados para a obtenção de novos materiais zeolíticos que são de grande relevância cientifica.

Zeólitas, rejeitos de caulim, chabazita, zeólita F e P1

Presidente - 2142681 - BRUNO APOLO MIRANDA FIGUEIRA