Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ROBERTO RICARTE PEREIRA

DISCENTE : PAULO ROBERTO RICARTE PEREIRA
DATA : 29/11/2021
LOCAL: Sala Virtual

EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC A PARTIR DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Formação de professores. Educação Física. Prática como Componente Curricular (PCC). Educação para a sustentabilidade. Amazônia paraense.

A formação do professor enquanto ação de desenvolvimento educacional é importante que esteja voltada para a formação integral do sujeito, agregando aspectos de aprendizagem social, econômica e ambiental. Nessa perspectiva, compreende-se que a Prática como Componente Curricular (PCC) surge como ferramenta de contribuição na formação docente, que pode oportunizar uma conscientização a respeito da educação para a sustentabilidade. Assim, objetiva-se neste estudo compreender a aplicabilidade da Prática como Componente Curricular sob o olhar da educação para a sustentabilidade na formação inicial do professor de Educação Física em uma universidade pública no interior da Amazônia paraense. E, de forma específica: a) identificar como se dá a operacionalização da prática como componente curricular no curso de Educação Física da universidade participante da pesquisa; b) analisar a intencionalidade da PCC no processo de formação do professor de Educação Física sob a ótica da educação para a sustentabilidade; c) verificar a aplicabilidade da educação para a sustentabilidade nas disciplinas do curso de Educação Física. Tal proposta surgiu a partir da necessidade de obter respostas quanto à estruturação e funcionamento da PCC nos cursos de licenciatura em Educação Física e perceber qual atenção é direcionada ao compromisso com Educação Ambiental. No referencial teórico busca-se contextualizar a formação do professor de Educação Física, a prática de ensino e o seu papel no processo de formação com responsabilidade socioambiental. É uma pesquisa de natureza qualitativa, descritivo-exploratória, do tipo estudo de caso, cujo lócus encontra-se no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do estado do Pará – campus Santarém. O estudo será bibliográfico, documental e empírico. O estudo bibliográfico foi realizado pelo protocolo Síntese de Evidências Qualitativas – SEQ (SOUSA; SOARES, 2019) junto ao Portal CAPES (2009-2019). Quanto a análise documental será feita com os documentos relacionados ao curso objeto de estudo e a pesquisa empírica ocorrerá com coordenadores, professores e alunos do referido curso. Os dados serão produzidos pelas entrevistas online, via videoconferência meet, com coordenadores e professores, além da aplicação de questionário survey com alunos da licenciatura em Educação Física, afim de atender ao distanciamento social e as exigências do momento atual da pandemia da covid 19. O procedimento de análise adotado é o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2012). Considera-se inicialmente que as reflexões deste estudo poderão trazer benefícios à formação do futuro professor de Educação Física com as gerações futuras. Como conclusão parcial da revisão bibliográfica, constatou-se que as ações desenvolvidas com a temática da PCC em cursos de Educação Física de universidades brasileiras precisam de reformulações no sentido de estruturar suas políticas internas, em especial o Projeto Pedagógico Curricular (PPC), deixando explícitas suas posições a respeito da aplicação da Prática como Componente Curricular nos cursos de Licenciatura em Educação Física, comprometidas com a sustentabilidade planetária.

Externo ao Programa - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Externo à Instituição - ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA - UnB