AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E O CENÁRIO SOCIOAMBIENTAL AMAZÔNICO: UM
ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DE
CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Educação Superior; Cursos de agrárias; Desenvolvimento Rural Sustentável; Oeste do Estado do Pará; Brasil
A formação acadêmico-profissional é um assunto cuja discussão deve ser contínua e, por isso,
necessária para a qualidade da educação superior. Direcionando essa abordagem às Ciências
Agrárias, com ênfase na região amazônica, verifica-se a necessidade de uma discussão mais
focal em termos de perfil, atuação e enfrentamento aos desafios socioambientais. O
chamamento para Amazônia decorre dos impactos ambientais, que desnudam uma série de
problemáticas de ordem política, social e econômica. Então, falar do processo formativo
acadêmico para atendimento dessa região é pensar em práticas agrícolas que gerem
transformações sociais em prol da preservação da biodiversidade e do próprio equilíbrio das
cadeias produtivas. Nesse sentido, tomou-se como necessário o desenvolvimento do estudo
para analisar a formação do profissional de ciências agrárias a partir dos cursos de Zootecnia e
Agronomia, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Para tanto, foi realizada uma
pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa, cujos dados foram coletados através de
fontes bibliográficas, documentais e aplicação de questionário estruturado. Este instrumento foi
destinado aos coordenadores de curso, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs),
docentes, estudantes e egressos. Os resultados quantitativos foram organizados no programa
Excel®, utilizando-se a estatística descritiva; enquanto que os qualitativos foram interpretados
com base na Análise de Conteúdo. O estudo obteve a aprovação do Comitê de Ética Pública,
através do Parecer nº 4.353.971. A partir desse arranjo, os resultados alcançados confirmaram a
importância de discutir sobre sustentabilidade, para avançar na sintonização entre esses
conhecimentos e os de prática tradicional na agricultura. Do mesmo modo, evidenciou-se o
esforço dos cursos para promoverem um ensino que responda às demandas regionais e as do
restante do país.