Banca de QUALIFICAÇÃO: JANDER MARCUS CIRINO LOPES

DISCENTE : JANDER MARCUS CIRINO LOPES
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Ambiente Virtual link: https://meet.google.com/fty-ggzg-eva

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIDEPRESSIVA E ANSIOLÍTICA DO ÓLEO ESSENCIAL DA Cyperus articulatus L.

Transtornos mentais. Depressão. Ansiedade. Óleo essencial da Cyperus articulatus L.

Os transtornos mentais que mais acometem a humanidade são à depressão e a ansiedade, a primeira escolha para o tratamento desses distúrbios são os psicofármacos, porém, apresentam efeitos colaterais, a busca de novas alternativas terapêuticas mais eficazes e seguras. Diante disso, este projeto tem como objetivo avaliar os efeitos antidepressivos e ansiolíticos do óleo essencial da Cyperus articulatus L. in vivo em modelos experimentais. Para isso, serão realizadas a coleta do material vegetal, caracterização química e a análise cromatográfica do óleo essencial de C. articulatus L., e também serão utilizados camundongos da linhagem Swiss, machos. A pesquisa terá início somente após a aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUA/UFOPA, onde serão realizados o teste da toxicidade aguda do óleo essencial da C. articulatus L., a avaliação das atividades antidepressivas nos modelos experimentais nado forçado e suspensão pela cauda, e avaliação das atividades ansiolíticas nos testes labirinto em cruz elevado e esconder esferas, além, da atividade motora no teste campo aberto que é capaz de avaliar alterações comportamentais e motoras em roedores.

Presidente - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Interno - 013.853.015-70 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS - UFSB