Banca de DEFESA: LORENA ALMEIDA VIEIRA

DISCENTE : LORENA ALMEIDA VIEIRA
DATA : 25/01/2022
LOCAL: Sala virtual, link de acesso: Defesa de Mestrado de Lorena Almeida Vieira Terça-feira, 25 de janeiro
SEGURANÇA ALIMENTAR E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Segurança Alimentar e Nutricional; Hábitos Alimentares; Universidade Pública; UFOPA; Amazônia.

Esta dissertação objetivou analisar as percepções sobre segurança alimentar e alimentação saudável para estudantes de cursos da graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), bem como seus hábitos alimentares. Especificamente, foi objetivado traçar o estado da arte sobre segurança alimentar e universitários no Brasil; analisar como a Educação Ambiental pode contribuir no processo de alimentação saudável, visando apontar reflexos do processo de produção alimentar; descrever o perfil socioeconômico e habito alimentar de estudantes da graduação da Ufopa; e analisar as percepções destes quanto à segurança alimentar e alimentação saudável. Como metodologia, optou-se por: a) uma revisão sistemática da literatura sobre segurança alimentar e universitários; b) outra revisão sobre Educação Ambiental e Alimentação Saudável; e c) um estudo de caso com a participação de 73 estudantes de cursos da graduação da Ufopa. Os resultados mostram que: a) carência de abordagens relacionadas às políticas públicas direcionadas aos estudantes universitários; predominância de estudantes da área da saúde como sujeitos mais estudados; possibilidades para análises aprofundadas sobre direito alimentar; b) a Educação Ambiental é instrumento para sensibilizar pessoas a um espírito ecológico, sendo assim, é importante instrumento na tentativa de minimizar os impactos negativos decorrentes da alimentação; e c) para os estudantes, para se alcançar segurança alimentar é necessário consumir alimentos que façam bem à saúde e assim terem uma alimentação saudável, sendo esta entendida como um processo no qual é necessário o consumo de alimentos ricos em nutrientes, proteínas e vitaminas, que não prejudicam a saúde e atendam às necessidades humanas. Destacaram ainda que é preciso diminuir o consumo de alimentos cultivados com agrotóxicos e alimentos industrializados. A UFOPA pode ser uma importante instituição promotora de alimentação saudável e contribuir para a segurança alimentar de seu principal público, os estudantes, a partir de ações planejadas e coordenadas. Estes resultados podem contribuir para a discussão para a implementação de políticas públicas e institucionais no âmbito da Ufopa, que permitam processos em prol da segurança alimentar de universitários.

Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interna - 1964235 - HELIONORA DA SILVA ALVES