Bem-estar e estresse de crianças em ensino por meios digitais durante a pandemia COVID-19 em Santarém, Pará, Brasil
Bem-estar subjetivo, qualidade de vida, SARS-CoV-2, Amazônia.
Problemas de saúde pública mundial sempre existiram ao longo da história. A pandemia de Covid-19 gerou e tem gerado muitas infecções e medidas não farmacológicas de alcance individual tiveram que ser implementadas por instâncias governamentais: higienização frequente das mãos, uso de máscaras, distanciamento e isolamento social. Uma importante mudança ocasionada pelas ações de prevenção referiu-se ao fechamento das escolas e a adoção, nas instituições privadas, do ensino por meios digitais. Estudantes, professores e demais profissionais da área educacional nessas instituições tiveram suas rotinas modificadas. As crianças deixaram de ir à escola e passaram a ter aulas por meios digitais. Diante disso, essa dissertação analisou o bem-estar subjetivo e o estresse de crianças de 8 a 12 anos em ensino por meios digitais durante a pandemia do Covid-19 em Santarém, Pará, Brasil. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o: Questionário de dados sociodemográficos; Escala de Estresse Infantil, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC) e Escala de Satisfação de Vida Global Infantil, todos via Google Forms. Os dados oriundos dos questionários e escalas foram analisados mediante estatística descritiva, correlação entre variáveis e regressão logística. Realizou-se a Análise de Similitude dos dados qualitativos através do software Iramuteq. Participaram da pesquisa 44 alunos, a maioria do sexo feminino (52,3%), em ensino semipresencial (56,8%) participantes. Os participantes têm usado seu tempo de laser em jogos pela internet. O domínio Família da escala de Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças obteve maiores escores (4,54±0,45). A Escala de Satisfação de Vida Global apresentou média elevada (4,33 pontos). A Escala de Estresse Infantil revelou que as crianças estavam em fase normal, com algumas em fase de alerta e até resistência. Houve correlação positiva forte entre o domínio Família (r = 0,70; valor p < 0,05) e o domínio self (r = 0,70; valor de p < 0,001). Quanto maior o valor da variável preditora (domínio Família), menores as chances de uma criança pertencer a categoria Resistência em torno de 92% (1-0,08). Portanto, o BES e estresse infantil tem influência positiva da família na vida da criança, devido ao longo tempo de permanência em casa.