Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRA LÚCIA CHAVES ATAÍDE

DISCENTE : ANDRA LÚCIA CHAVES ATAÍDE
DATA : 31/01/2022
LOCAL: Sala Virtual a definir

PRÁXIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE AFUÁ-MARAJÓ-PARÁ, BRASIL

Meio Ambiente;  Educação Ambiental; Práxis Educativa;  Ensino Fundamental; Professores do Ensino Fundamental.

A práxis de educação ambiental na escola é fundamental na contemporaneidade, para a construção de uma comunidade escolar mais justa e sensibilizada com as questões relativas aos problemas desencadeados no meio ambiente e também tenham percepção da importância de sua atuação a este meio, sendo capaz de efetuar uma leitura contextualizada no âmbito global, regional e com sua realidade cotidiana, na elevada formação de participantes críticos. O principal objetivo da dissertação é identificar como a Secretaria Municipal de Educação-SEMED, articula as políticas públicas voltadas para a práxis da educação ambiental, na rede de ensino, para atender aos princípios legais da Lei 9795 de 27 de abril de 1999, que norteia a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil. Os lócus de estudo é a SEMED e duas escolas do município Afuá, localizado na Região do Marajó, estado do Pará. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quantitativa com uso do método indutivo, utilizando como instrumentos documentos e entrevistas; e o público alvo serão técnicos da SEMED, gestores (as), professores (as) e alunos (as) do ensino fundamental. Espera-se que os dados levantados possam ser aditivos de construções das políticas que envolva práxis de educação ambiental da SEMED/Afuá a sua rede de ensino, e aos pesquisadores que se interessam pelo objeto estudado.

Presidente - 709925 - MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA