Banca de QUALIFICAÇÃO: INOCENCIA RODRIGUES CORTINHAS

DISCENTE : INOCENCIA RODRIGUES CORTINHAS
DATA : 28/01/2022
LOCAL: meet.google.com/vxo-aknx-amt

COLÉGIO MILITARIZADO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DR. OCTAVIO LACOMBE EM PRESIDENTE FIGUIREDO (AM)

Palavras-Chave: Educação; Escola Cívico-Militar; Organização Pedagógica.

A presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo analisar as transformações ocorridas quanto à organização administrativa e didático-pedagógica do I Colégio Militar Dr. Octávio Lacombe em um modelo de ensino militarizado, e tem por finalidade responder a principal questão: “que transformações administrativas e didático-pedagógicas ocorreram na escola a partir do processo de militarização e suas implicações políticas e sociais para a comunidade escolar? A pesquisa é do tipo Estudo de Caso, com revisão da literatura, análise de documentos, com abordagem qualitativa, e para a pesquisa de campo será usada a técnica de entrevista. O público alvo serão 10 participantes (01 secretário de educação, 02 gestores, 02 coordenadores pedagógicos da escola e 02 coordenadores da Secretaria Municipal de educação- SEMED, 02 professores e 02 membros da Associação de Pais e Mestres – APMC), que foram escolhidos considerando como critério a atuação, até os dias atuais, durante todo o processo de transformação do colégio militar. Os dados parciais apontam que o documento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), implantada no Brasil no ano de 2019, que visa transformar escolas públicas em modelo cívico-militar, vão de encontro com os princípios da gestão democrática e do requisito necessário para atuar na docência, que é a formação em cursos de licenciatura, ambos assegurados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9394/96. Apontam, ainda, que a escola apresenta uma série de confusões nos documentos oficiais de criação da escola, objeto do presente estudo. Espera-se que a dissertação possa ser um aditivo de conhecimento aos pesquisadores que tratam do objeto de estudo, além de poder contribuir com os atores que elaboram as políticas educacionais do município de Presidente Figueiredo.

Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1794508 - ITAMAR RODRIGUES PAULINO