Banca de DEFESA: LINDON JOHNSON PONTES PORTELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LINDON JOHNSON PONTES PORTELA
DATA : 18/02/2022
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/uqu-kapg-tju
TÍTULO:

''Pra onde a gente olha, tem natureza'': conexão com a natureza e comportamentos pró-ambientais de crianças na literatura latinoamericana e um caso na Floresta Nacional do Tapajós, Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento ecológico. Amazônia. Pertencimento ambiental. Infância. Revisão sistemática qualitativa.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Pensar sobre as relações entre ser humano e natureza é imergir também em diferentes momentos históricos e culturais. Enquanto sujeito social da história, o ser humano estabelece significados e significância para a natureza, criando conexões que orientam seu modo de pensar e agir perante o ambiente. O objetivo geral desta dissertação foi sistematizar a produção científica sobre conexão com a natureza e comportamentos pró-ambientais entre crianças na América Latina, bem como compreender essa conexão e comportamentos de crianças amazônidas em uma comunidade ribeirinha na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, Brasil. A primeira parte da pesquisa consiste em uma revisão sistemática qualitativa, com uso da recomendação PRISMA, para identificar e selecionar criticamente a literatura nas bases de dados Web of Science, SciELO e Scopus, usando os descritores: “Connect* OR Behavio* AND Natur* OR Environmen* AND Child*”. Os procedimentos metodológicos estruturados de análise e síntese dos dados foram baseados no protocolo de Síntese de Evidências Qualitativas - SEQ. Os dados foram tabulados e são apresentados em tabelas e gráficos descritivos. A segunda parte da dissertação compreende um estudo empírico com 20 crianças entre 8 e 11 anos de idade, residentes na comunidade ribeirinha São Domingos, situada na Flona Tapajós, estado do Pará. Os dados dessa etapa foram coletados por meio do uso de grupos focais e, posteriormente, transcritos e analisados mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC. A produção científica na América Latina está evoluindo em quantidade, diversidade de países e autores. A SEQ demonstra que os estudos de conexão entre criança e natureza destacam tal conexão como fator que influencia positivamente o desenvolvimento de crianças, principalmente no sentido de se autoperceberem com a natureza. O estudo de caso gerou 76 DSCs para o conjunto de perguntas, que revelam que a criança se percebe na natureza e se conecta a ela, assim como menciona possíveis ações que sugerem comportamento pró-ambiental, seja no cuidado com a destinação do lixo ou com as plantas, no contato com animais, com aproximações nas dimensões afetivas, cognitivas e experienciais. O estudo de caso dialogou com a SEQ na relação entre criança e natureza, na importância dessa interação para um desenvolvimento pleno da criança, podendo resultar em comportamentos pró-ambientais na unidade de conservação estudada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 013.853.015-70 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS - UFSB
Interno - 2143267 - JOSE MAX BARBOSA DE OLIVEIRA JUNIOR
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Externa à Instituição - MARIA INES GASPARETTO HIGUCHI - INPA
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 16:09
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