Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO RICARTE PEREIRA

DISCENTE : PAULO ROBERTO RICARTE PEREIRA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: vídeo conferência meet

EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC A PARTIR DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Formação de professores. Educação Ambiental. Amazônia

É importante que a formação do professor enquanto ação de desenvolvimento educacional esteja voltada para a desenvolvimento integral do sujeito, agregando aspectos de aprendizagem social, econômica e ambiental. Nessa perspectiva, compreende-se que a Prática como Componente Curricular (PCC) surge como ferramenta de contribuição no intuito de oportunizar a conscientização a respeito da educação para a sustentabilidade. Assim, objetiva-se neste estudo compreender a aplicabilidade da Prática como Componente Curricular na formação inicial do professor de Educação Física em uma universidade pública no interior da Amazônia paraense sob o olhar da educação ambiental e educação para a sustentabilidade. E, de forma específica: a)  verificar por meio do Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso, como se dá a operacionalização da PCC no curso de Educação Física da universidade participante da pesquisa; b) analisar a intencionalidade da PCC no processo de formação do professor de Educação Física sob a ótica da educação para a sustentabilidade; c) observar na análise documental se a aplicabilidade da PCC nas disciplinas do curso de Educação Física promovem experiências acadêmicas acerca da educação para a sustentabilidade/educação ambiental. A proposta de estudo surgiu a partir da necessidade de compreender a estruturação e funcionamento da PCC no curso de licenciatura em Educação Física e perceber se existe uma atenção direcionada ao compromisso com a educação ambiental/educação para a sustentabilidade. No referencial teórico buscou-se contextualizar a formação do professor de Educação Física, a prática de ensino e o seu papel no processo de formação com responsabilidade socioambiental, ambientalização curricular e PCC em 4 (quatro) cursos de Educação Física 3 (três) regiões diferentes do Brasil. É uma pesquisa de natureza qualitativa, descritivo-exploratória, do tipo documental-bibliográfico, cujo lócus encontra-se no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do estado do Pará (UEPA) – campus de Santarém. O estudo bibliográfico foi realizado utilizando o protocolo Síntese de Evidências Qualitativas – SEQ (SOUSA; SOARES, 2019) junto ao Portal CAPES (2009-2019). E para a análise documental, utilizou-se o PPC relacionado ao curso e objeto de estudo. Como conclusão da revisão bibliográfica, constatou-se que as ações desenvolvidas com a temática da PCC no curso de Educação Física da UEPA, apesar de existir uma legislação específica que obriguem universidades a inserir a temática ambiental em seus PPCs, observou-se uma preocupação baixa com o assunto no programa das disciplinas do curso da universidade em questão, apontando assim uma necessidade de reformulação no sentido de estruturar sua política interna, em especial o (PPC), deixando explícitas suas posições a respeito da aplicação da temática sustentabilidade e educação ambiental na estruturação das disciplinas do curso, mostrando que além da universidade se preocupar com a formação de futuros professores, mas que pudessem também ter um olhar para com as gerações futuras e assim, por meio de ações de prevenção, contribuir de forma positiva com o meio ambiente.

Externo ao Programa - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO