Banca de DEFESA: HELANA MIRANDA DA CRUZ GOMES

DISCENTE : HELANA MIRANDA DA CRUZ GOMES
DATA : 27/06/2022
LOCAL: Videoconferência

O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE AMAZÔNICA: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE AUXÍLIOS PERMANÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA

Assistência estudantil. Educação superior. Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES). Qualidade de vida acadêmica. Amazônia.

A Assistência Estudantil tem sido um campo promissor de estudos, debates e investigação uma vez que faz parte do cenário da Educação Superior em décadas recentes.  A abordagem desse campo envolve várias temáticas e dentre elas a qualidade de vida dos estudantes no ambiente universitário. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como a política de assistência estudantil Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) têm influenciado para a melhoria da qualidade de vida acadêmica (QVA) de estudantes beneficiários dos auxilios permanência no contexto de uma universidade federal no interior da Amazônia. Enquanto objetivos específicos: i) traçar o perfil dos beneficiários do auxílio permanência do período de 2017 a 2020; ii) analisar a percepção de estudantes beneficiados pelos auxílios permanência sobre sua qualidade de vida acadêmica; iii) mapear possíveis dificuldades e sucessos na implementação dos auxílios permanência custeados pelo PNAES nesta IFES; iv) analisar os desafios e/ou os avanços na implementação do programa PNAES na UFOPA para a melhoria da qualidade de vida acadêmica dos estudantes. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, desdobrada em  bibliográfica, documental e empírica, cujo lócus é a Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA), no campus sede em Santarém. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) na base de dados do Google acadêmico. Os relatórios de gestão da PNAES (2017 a 2020), os dados analiticos e a legislação nacional e da UFOPA sobre a Assistência Estudantil compõem a pesquisa documental. A pesquisa empírica adotou o instrumento questionário eletrônico (pesquisa survey) aplicado aos 700 estudantes beneficiados com os auxliios permanência, a partir de 2017 gerando uma amostra 75 estudantes. Os resultados indicam que existe uma literatura em construção sobre a temática estudada, ainda que exista uma densa produção de documentos legais e normativos. Constatou-se também que apesar do esforço institucional e organizacional da Assistência Estudantil com repercussão significativa na qualidade de vida dos estudantes, foram detectadas dificuldades como a limitação de recursos humanos e orçamentários. Neste sentido, faz-se necessário dar continuidade a essa pesquisa para que outros dados possam ser agregados a fim de subsidiar cientificamente a análise da Assistência Estudantil e da melhora na qualidade de vida de estudantes em uma instituição federal de ensino superior no interior da Amazônia paraense.

Externo à Instituição - JOANA D ARC DE VASCONCELOS NEVES - UFPA
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO