Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA CIRA LIMA DE QUEIROZ

DISCENTE : ANGELA CIRA LIMA DE QUEIROZ
DATA : 06/07/2022
LOCAL: Ambiente virtual

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NAS CRIAÇÕES DE OVINOS, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ

Indicadores de sustentabilidade na produção animal, ovinocultura na Amazônia, agricultura familiar.

Atualmente, diante das mudanças climáticas globais, a produção animal sustentável tem sido foco de pesquisas em todo o mundo. Uma das primeiras tecnologias desenvolvidas para uso sustentável foi baseada na manipulação da vegetação pastoril. A ovinocaprinocultura configurase como uma criação sustentável de produção de proteína animal na Amazônia, potencialmente viável economicamente devido ao seu alto valor agregado por hectare, proporcionando maior inclusão social e de gênero. À medida que os consumidores demandam cada vez mais informações que antes não eram consideradas na escolha dos produtos, levando em consideração os impactos éticos e ambientais na produção de alimentos, hoje considerados atributos essenciais, a busca por indicadores de sustentabilidade na cadeia produtiva de qualidade e segurança alimentar tornou-se urgente. Com base no exposto, o estudo teve como objetivo conhecer quais são os principais indicadores de sustentabilidade na ovinocultura a partir das percepções dos produtores de Santarém. A pesquisa será realizada de forma descritiva e exploratória como base para a dissertação de mestrado do programa de pós-graduação Social, Ambiental e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Serão visitadas 30 propriedades de ovinocultores de corte, que também desenvolvem outras atividades como bovinocultura, caprinocultura, avicultura caipira, produção de hortaliças e fruticultura. O objetivo deste estudo será identificar indicadores de sustentabilidade na ovinocultura a partir da percepção dos produtores sobre aspectos sociais, econômicos, tecnológicos, ambientais, institucionais e culturais. E os resultados da pesquisa podem ser refletidos de forma participativa entre as comunidades locais, academia e agências governamentais.

Presidente - 2160202 - ALANNA DO SOCORRO LIMA DA SILVA
Interna - 1964235 - HELIONORA DA SILVA ALVES