Banca de DEFESA: INOCENCIA RODRIGUES CORTINHAS

DISCENTE : INOCENCIA RODRIGUES CORTINHAS
DATA : 28/07/2022
LOCAL: Sala Virtual, via Google Meet

ENSINO MILITARIZADO: O CASO DO COLÉGIO MUNICIPAL DR. OCTAVIO LACOMBE, EM PRESIDENTE FIGUEIREDO, AMAZONAS, BRASIL

Palavras-Chave: Educação. Colégio Militarizado. Transformação.

A presente dissertação teve como lócus de estudo o I Colégio Militar Municipal Dr. Octavio Lacombe no município de Presidente Figueiredo-AM, e seu objetivo principal pautou-se em analisar as contribuições do colégio militarizado Dr. Octávio Lacombe, na garantia do direito à educação da comunidade escolar, em que a principal questão norteadora é: como o colégio militarizado Dr. Octávio Lacombe está contribuindo para garantir o direito à educação da comunidade escolar? A pesquisa é de cunho documental e de campo com abordagem qualitativa, com método estudo de caso. A coleta de dados realizou-se pelas entrevistas semiestruturadas, e o público-alvo foram   02 (dois) secretários   de educação, 01 (um) gestor, 02 (dois) coordenadores pedagógicos e 02 (dois) representantes da associação de pais e mestres e comunitários – APMC, em que o critério de escolha dos participantes foram os que se encontravam antes da transformação em ensino militarizado e depois desta transformação com exceção do gestor por se encontrar na administração desde a implantação de ensino militarizado no colégio e até a atualidade. Optou-se pela análise de conteúdo e documental. Os resultados da pesquisa foram: o direito à educação hoje está assistido aos alunos embora haja uma certa exclusão social, pois os materiais dos alunos normalmente são caros, o que distância do fator aquisitivo de alguns pais ou responsáveis; os documentos revelaram que há um conflito de identidade do colégio Dr. Octávio Lacombe; as matrículas de alunos antes do ensino militarizado eram bem mais expressivas no colégio; a busca pela disciplina se apresentou como um dos fatores para que ocorresse a transformação do colégio; a transformação do colégio se apresenta como decisão do poder executivo; o processo democrático para a escolha de gestor se distancia do Art. 37 da lei N° 651 de 11 de agosto de 2011, que assegura a escolha de gestor educacional no município de Presidente Figueiredo (AM),  no Projeto Político Pedagógico o colégio é de tempo integral, embora seja preciso averiguar quais as ações são desenvolvidas; a pesquisa revelou que o direito à educação hoje está garantida aos alunos do município de Presidente Figueiredo, após a escola Dr. Octávio Lacombe ser transformada em Colégio Militar Municipal.

Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1794508 - ITAMAR RODRIGUES PAULINO